in ,

5 livros de empreendedorismo para você

Bons conceitos precisam ser aplicados no momento mais oportuno para construir um bom projeto. Nós da Sublime Finanças separamos você de pessoas apaixonadas por empreendedorismo, inspiradas e conectadas por grandes livros escritos por grandes autores.

De Zero a Um

É apresentado sob o subtítulo: Aprendendo sobre Empreendedorismo no Vale do Silício. Neste trabalho, Peter Thiel vê o monopólio como uma importante fonte de progresso econômico. Então, se você se destacar nisso, você terá sucesso. Nesse caso, ao focar na solução de problemas não resolvidos, você tem a oportunidade de revolucionar o mercado, que hoje está muito focado em melhorar os mercados existentes.

Da mesma forma, Peter Thiel sustenta que a concorrência leva a um aumento dos preços e entre as empresas, dificultando a formação de grandes capitais que permitam às empresas concorrentes se diferenciar e inovar. Gastos excessivos em um nicho estabelecido limitam novos recursos, consumidores e melhorias, levando à replicação. Então o conselho é ser único e inovador no seu negócio, ter uma base sólida (do zero) para se tornar um monopólio (para um).

O Lado Difícil das Situações Difíceis

Como começar um negócio sem respostas prontas, essa é a direção que este livro nos dá, cheio de insights. Ben Horowitz lidera a literatura com conselhos, soluções e fala sobre suas experiências, entre sucessos e desafios, principalmente durante a crise cibernética que o setor de tecnologia dos EUA enfrentou no início dos anos 2000. Este trabalho mostra claramente que é preciso tempo, luta, foco, planejamento, persistência, um bom ambiente de trabalho e adaptação para o sucesso em qualquer tipo de negócio. Além disso, não existe uma fórmula pronta, pois mostra claramente que todos os grandes empreendedores já passaram por situações semelhantes.

Continua após a publicidade..

O livro explora dois métodos, um é o “sanduíche de merda”, ou feedback sanduíche. O feedback sanduíche consiste em feedback, primeiro sendo elogiado, depois com críticas construtivas e, novamente, elogiando essas qualidades. Outro é o “gerenciamento de sexta-feira maluco”, onde dois grupos conflitantes de empresas estão prejudicando a produtividade de uma empresa. Os diretores da empresa devem então determinar que cada grupo faça o trabalho do outro grupo na sexta-feira.

Sonho Grande

O livro de Cristiane Correa ensina muito sobre gestão de negócios e de equipes, contando a história de três amigos não herdeiros que revolucionaram o empreendedorismo no Brasil. Os três amigos fundaram uma corretora baseada em meritocracia e controle de custos em 1970. A partir daí, criaram uma multinacional que hoje possui grandes marcas como Burger King, Heinz, Lojas Americanas e AmBev. E mesmo depois de integrado no mercado, o modelo elite não se perde.

Seguindo esse raciocínio, para eles, os melhores funcionários devem ser recompensados ​​e os piores funcionários devem ser demitidos para abrir espaço para a contratação de novas pessoas mais engajadas. Principalmente contratar alguém chamado PSD (pobre, inteligente, com um forte desejo de ficar rico). Três amigos, Jorge Paulo Lemann, Beto Sucupira e Marcel Telles, estão dispostos a seguir o exemplo de outras empresas e incentivar a correr riscos para tirar boas notas. Como resultado, suas empresas podem contar com ótimos profissionais e bons resultados à medida que continuam a crescer.

A Startup Enxuta

Eric Ries ensina produtos mínimos viáveis ​​(MVPs), investimentos e soluções para o sucesso de uma startup. Este livro apresenta abordagens inovadoras para bons modelos de negócios que podem ser aplicados a pequenas ou grandes empresas. Isso é startup enxuta. Segue os princípios de desenvolvimento de produtos de geração, entrega e aquisição de valor. Isso espalha os conceitos de mentalidade enxuta, metodologias ágeis e desenvolvimento de clientes.

Algumas das ferramentas que ele recomenda são os cinco porquês e a ferramenta de pequenos lotes. Construir, medir, aprender ciclos para melhorar produtos viáveis ​​por meio de testes otimizados e reduzir o custo de produtos inovadores na forma de crescimento. Então, em vez de simplesmente “jogar” para seus clientes, considere a duplicação do produto. Conhecer o feedback do produto reduz o risco como mecanismo de desenvolvimento. Nesse sentido, a Lean Startup busca planejamento, pesquisa e desenvolvimento aprovados pelo mercado.

O Gestor Eficaz

Grandes gerentes tomam decisões importantes todos os dias para o progresso promissor de suas organizações. Para tanto, o autor Peter Drucker, pai da administração moderna, define que para ser eficaz em uma organização, o tempo, o autodesenvolvimento e a tomada de decisões devem ser organizados.

A gestão de negócios requer foco e aprendizado com os erros, para que, segundo Drucker, a eficácia possa realmente aprender. Por isso, ter um plano e uma boa gestão de pessoas é um diferencial que exige esforço. Essa diferença também torna os líderes eficazes, o que deve ser o principal objetivo dos gestores, tanto na gestão da empresa quanto na gestão de pessoas. A eficácia ainda está em direcionar a energia para o que é apropriadamente importante no momento.

Esses são alguns dos livros mais incríveis para você refletir e aprender com os maiores nomes do empreendedorismo.

Como descobrir o público-alvo do seu negócio?

Os melhores blogs de startups de 2020