in

Indexadores financeiros: o que são e quais os mais usados nos investimentos?

O índice é a taxa ajustada. Basicamente, eles servem a três propósitos: acompanhar a atividade econômica, corrigir preços e evitar volatilidade.

Com base nas mudanças desses indicadores, há vários resultados importantes para a economia, como aumento dos aluguéis, revisões do salário mínimo e da produção industrial do ano.

De posse dessas informações, os chefes desses departamentos podem tomar decisões que afetam diretamente suas vidas. Por exemplo, para aumentar o consumo, a taxa Selic foi reduzida.

Os preços de produtos e serviços também são afetados por índices como o IPCA. Segundo ele, o valor do nosso consumo pode subir ou cair ao longo do ano.

Qual o Impacto dos Indexadores Nos Investimentos

Os investimentos pós-fixados são inteiramente dependentes do desempenho dos índices econômicos e de seu valor ao longo do período.

Os investimentos mistos foram afetados de forma mais branda. Como o aplicativo paga uma taxa fixa mais performance exponencial, a parte estática garante rentabilidade.

Os ativos de taxa fixa são completamente independentes do índice. Como tal, muitos investidores os usam como proteção de portfólio em tempos de incerteza.

Geralmente, quando seu índice de arquivamento aumenta, sua renda também aumenta durante esse período.

Os Principais Indexadores

Antes de escolher seus investimentos em renda fixa, você deve saber quais são os principais indicadores utilizados e o que cada um significa na economia. Verificação de saída:

IPCA
IPCA significa Índice de Preços ao Consumidor Amplo. É considerado o índice de inflação oficial do país. O IBGE realiza pesquisas mensais com base no pacote POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares).

A série é baseada em domicílios com salários mínimos entre 1 e 40 anos residentes em regiões metropolitanas das principais regiões do Brasil.

Todos os produtos estão divididos por categoria e peso na tabela a seguir:

O IBGE utiliza todos os dados para calcular a variação do preço médio em relação ao mês anterior para todos os produtos e serviços da cesta. Assim, obtém-se a inflação para o período corrente.

Continua após a publicidade..

Taxa Selic
Selic significa Sistema Especial de Liquidação e Custódia. É um programa de computador utilizado pelo Banco Central (BC) para controlar a emissão e operação de títulos federais.

Os juros médios diários associados a esses documentos representam a taxa Selic overnight, que é a base do CDI.

O valor mais famoso é a taxa Selic Meta controlada pelo Copom (Comissão de Política Monetária). Representa o percentual de juros adequado para controlar a inflação e precificar o crédito.

O índice serve como referência para outros custos associados a empréstimos no Brasil. Portanto, é considerada como a taxa básica da economia.

CDI

O CDI é um certificado de depósito interbancário. Representa a taxa média de juros para empréstimos feitos apenas entre bancos.

O Banco Central determina que todas as instituições financeiras devem liquidar caixa com saldo positivo no final do dia. Então, quem tem mais dinheiro empresta para quem tem menos dinheiro.

Essas operações são válidas por um curto período de tempo, e os certificados de depósito interbancário são garantias assinadas por partes lastreadas em tesouraria.

Portanto, o CDI varia diariamente e seu valor está muito próximo da taxa Selic. Isso é feito para não gerar ganhos e desequilibrar os mercados financeiros.

IGPM

IGPM significa Índice Geral de Preços de Mercado. É também uma medida de mudanças de preços para produtos e serviços. Ou seja, é semelhante ao IPCA.

A FGV (Fundação Getúlio Vargas) acompanha esse indicador do dia 21 ao dia 20 do mês seguinte. Postado a cada 10 dias.

A forma de cálculo do IGPM consiste em 60% IPA-M (Índice de Preços no Atacado), 30% IPC-M (Índice de Preços ao Consumidor) e 10% INCC-M (Índice Nacional de Custo da Construção).

O Que Todo Investidor Deve Saber Sobre IPCA

O IPCA é um dos índices de retorno mais utilizados para títulos híbridos, como títulos do Tesouro e títulos.

Hoje, o índice acumulado ficou em 2,21%, abaixo da meta do banco central de 4,5%.

Observe que o valor atual do IPCA é o menor em dez anos. Em relação aos acumulados de 2015 e 2016, a diferença é de 79% e 65%, respectivamente.

Portanto, se seus investimentos estão vinculados a essa taxa, sua renda diminuiu nos últimos dois anos. Um exemplo é o IPCA+ Tesouraria, que hoje é menos lucrativo do que em períodos de alta inflação.

Mas por que eles ainda são indicados? O motivo é o alto potencial de valorização das notas de longo prazo e o prêmio de risco envolvido.

Títulos e Banco de Desenvolvimento da China também podem usar o índice. Diferentemente dos títulos públicos, eles oferecem taxas fixas mais atrativas no IPCA, levando a rendimentos maiores.

Impactos da Taxa Selic no Mercado

A taxa Selic tem um grande impacto no investimento em renda fixa porque afeta o comportamento de outros índices. Hoje, é de 7,25% ao ano.

Esse valor abre espaço para aumento do consumo e crédito mais barato para a população. Por outro lado, mantém os rendimentos dos títulos públicos e privados mais baixos.

Assim, muitos investidores são atraídos para o mercado de ações ou investimentos mais arriscados em busca de rendimentos mais atraentes.

Um exemplo disso é a Selic, que rende exatamente o valor da taxa básica. Seus ganhos caíram desde 2016, mas são altos para uma renda fixa.

Outro efeito sobre o investimento é a taxa de juros real. Para melhor compreensão, IPCA e Selic têm comportamento semelhante, quando um sobe, o outro sobe também.

Portanto, quando esses índices apresentam valores elevados, uma parcela significativa de seus rendimentos é perdida para a inflação nesse período. No momento do cálculo, o retorno real foi de 3,48% em 2015 e 5,05% em 2017.

Essa é uma das coisas que faz da renda fixa um investimento com bons retornos mesmo quando a Selic está caindo.

Onde investir 1000 reais hoje? Veja o que comprar no mercado!

Veja as 3 melhores plataformas para você vencer no Day Trade