Blockchain é uma rede aberta e é fácil encontrar ferramentas para minerar Bitcoin. Mas alguém pode minerar criptomoedas e lucrar com o processo?
A resposta é sim, mas a competição acirrada tornará a mineração de criptomoedas não lucrativa e fácil. Em teoria, um computador é suficiente para minerar Bitcoin, mas se você quiser aumentar a eficiência, deve ter uma máquina com alto poder de processamento.
Os computadores pessoais geralmente têm baixo poder de processamento de mineração e; como a maioria das criptomoedas usa um sistema de verificação baseado em tentativa e erro; que é tecnicamente chamado de prova de trabalho, é quase impossível usar seu computador pessoal para registrar a rede de transações e receber recompensas importantes. Pelo trabalho realizado.
Isso porque a mineração é uma espécie de competição: quem tiver a máquina mais potente obterá os melhores resultados. Em outras palavras, você pode até configurar uma pequena operação em casa para minerar criptomoeda, mas se você não tiver computadores suficientes, é difícil lucrar com isso. Esses computadores são caros ou mesmo difíceis de encontrar.
O que é mineração de criptomoedas?
Preste atenção ao custo do consumo de eletricidade, que aumentará quando você minerar.
A criptomoeda mais fácil de minerar não é a criptomoeda que requer muitas máquinas.
No passado, era possível minerar Bitcoin (BTC) usando laptops e computadores desktop, mas com o advento do software de chip ASIC (circuito integrado específico do aplicativo) para mineração de Bitcoin, a dificuldade crescente de mineração tornou a mineração de Bitcoin impossível. Lucre com a extração do poder de processamento dos computadores pessoais e de um pequeno número de placas gráficas na rede Bitcoin.
7 coisas que você precisa saber para minerar Bitcoin com segurança
A moeda virtual Bitcoin é muito famosa, mas não é tão fácil de encontrar. Minar Bitcoin é um trabalho que exige paciência e dedicação. Além disso, compreender o processo de mineração e alguma terminologia pode ajudá-lo a minerar com segurança e eficácia, otimizando assim o seu tempo.
Para facilitar sua jornada, veja abaixo as informações sobre o processo de mineração dessa moeda virtual que você precisa saber.
#1 Em primeiro lugar, o que é mineração?
Minar significa explorar e minerar. No caso da moeda virtual, o termo é usado porque o processo de localização é semelhante ao da mineração; é preciso explorar o ambiente virtual para encontrar e extrair cada bloco de Bitcoin.
#2 Como funciona o processo de mineração?
Minar Bitcoin é o mesmo que adicionar o registro de transação dessa moeda virtual ao blockchain (o livro-razão onde o Bitcoin registra transações), que é totalmente digital. A transação é chamada de blockchain e é registrada e confirmada com segurança na rede por meio do blockchain.
A mineração foi projetada para ser um processo difícil. Portanto, a maior qualidade de escavação deve ser paciência e persistência. Afinal, os blocos de Bitcoin encontrados devem conter comprovantes de trabalho que comprovem sua validade.
#3 O que significa “Prova de trabalho”?
Ao minerar, você precisa preparar uma prova de trabalho, que consiste em dados difíceis de gerar. No entanto, isso irá verificar o bloco de Bitcoin encontrado. E, para avaliar se a prova de trabalho é consistente, outros nós de Bitcoin usam hashcash, um sistema que usa algoritmos de mineração e traz mais segurança para a operação.
#4 Quão difícil é encontrar um bloco de Bitcoin?
Conforme o número de mineiros aumenta, mais blocos de Bitcoin são lançados na rede. Desta forma, a taxa de geração de blocos também muda, aumentando assim a dificuldade de mineração.
#5 O que acontece quando um bloco de Bitcoin é descoberto?
Nesse caso, os mineiros podem precisar de uma certa quantidade de Bitcoin. Claro, isso depende do consenso alcançado entre todos na rede. Hoje, a quantia que os mineiros podem conceder a si mesmos é de 25 bitcoins. No entanto, para cada 210.000 novos blocos introduzidos; esse número é reduzido pela metade.
#6 É possível minerar na nuvem?
Sim, a nuvem pode tornar o processo de mineração mais simples e fácil. Embora muitos mineiros invistam em novos equipamentos para minerar Bitcoin, com a nuvem, você não precisa se preocupar em adquirir tecnologia mais avançada.
Usando hardware antigo, você pode entrar na indústria de mineração e investir na moeda virtual mais famosa da atualidade.
#7 Quando começarei a receber feedback?
A nuvem obtém cerca de 5-8% de retorno da mineração todas as semanas. Embora seja uma plataforma mais simples e fácil, a mineração ainda é difícil, então haverá alguma queda nos lucros a cada duas semanas.
Em alguns casos, dependendo do nível de dificuldade, 100% dos mineiros podem obter um retorno dentro de três a cinco meses. Lembre-se de que a porcentagem de retorno varia, e a valorização ou desvalorização da moeda tem um impacto direto em seu investimento.
Aproveite a sua mineração via internet de alta velocidade
Além de possuir equipamentos técnicos avançados para minerar Bitcoin com segurança, você também pode aliar utilidade e prazer ao usar a Internet de alta velocidade (como a Internet que funciona por meio de fibra ótica).
Veja também: 5 razões pela qual você PRECISA ter um cartão de crédito Nubank, Agora!