in

20 ideias verdes para pequenas empresas para empreendedores ecologicamente corretos

Ultimamente, parece que todo mundo está fazendo uma agitação lateral. Os benefícios são óbvios: você pode perseguir sua paixão e ganhar dinheiro extra sem abrir mão da segurança de um emprego em tempo integral. Mas toda essa competição dificulta o sucesso. Para se destacar, você precisa de algo que o diferencie.

O negócio verde pode ser exatamente isso. Estas empresas amigas do ambiente concentram-se na sustentabilidade dos produtos que fornecem e na forma como fazem negócios. Eles reduzem o desperdício, promovem a energia renovável e minimizam sua pegada de carbono.

Este é um recurso que os clientes desejam. Mais de um terço dos consumidores, especialmente os mais jovens, estão dispostos a pagar cerca de 25% a mais por produtos e serviços verdes. Ao tornar seu negócio mais verde, você pode aumentar os lucros e ajudar o planeta – uma situação vantajosa para todos.

Ideias verdes para pequenas empresas

Existem muitos tipos de negócios sustentáveis. Alguns produzem produtos ecologicamente corretos. Outros fornecem serviços para ajudar as pessoas a viver de forma sustentável. Alguns são negócios convencionais que visam reduzir seu impacto ambiental por meio de práticas como eficiência energética, reciclagem e reutilização.

Em suma, aspirantes a empreendedores podem criar praticamente qualquer ideia de startup que os atraia. Se você estiver interessado em iniciar um negócio paralelo ecologicamente correto, aqui estão 20 ideias de negócios verdes a serem consideradas.

1. Paisagismo Sustentável

Os serviços tradicionais de paisagismo não são muito bons para a terra. Eles poluem a terra e a água com pesticidas e fertilizantes nocivos. Suas ferramentas de ar eliminam a poluição do ar e as emissões de carbono. As plantas que eles recomendam são geralmente de uso intensivo de água, não nativas da área.

Como um jardineiro verde, você pode fornecer serviços mais limpos para proprietários ambientalmente conscientes. Jardineiros ecológicos substituem gramados bem cuidados por plantas nativas e outras espécies resistentes que permanecem saudáveis ​​com menos água, pesticidas e fertilizantes.

Eles também limitam a poluição do ar usando cortadores de grama movidos a bateria e outras ferramentas de jardinagem. Eles substituem produtos químicos nocivos por compostos naturais e métodos de controle de pragas. Confira a Eco Landscape Alliance para mais informações.

2. Compostagem

Quando se trata de compostagem, muitas pessoas e empresas adoram essa maneira natural de transformá-la em um fertilizante natural e saudável. Mas, infelizmente, eles não têm espaço ou tempo para fazer compostagem em casa ou em suas instalações.

O que é difícil para eles pode ser uma oportunidade de negócio para você. Ofereça seu serviço de coleta de resíduos de alimentos ou resíduos de quintal e adicione-os à sua composteira doméstica. Você pode ganhar dinheiro recolhendo lixo e vendendo composto acabado para jardineiros locais.

3. Descarte de lixo ecológico

O desperdício de alimentos não é o único resíduo do qual as pessoas lutam para se livrar de forma sustentável. Itens volumosos como móveis e eletrodomésticos também podem causar problemas. A coleta de lixo local nem sempre leva esses itens grandes. Como resultado, muitas vezes acabam jogados na beira da estrada ou em córregos.

Se você possui um caminhão, pode reduzir essa confusão e ganhar dinheiro ao mesmo tempo. Oferece um serviço de envio que coleta itens indesejados mediante o pagamento de uma taxa. Seus clientes podem incluir empresas locais e vizinhos que estão se mudando ou reformando suas casas.

Se os itens que você encontrar ainda puderem ser usados, você poderá vendê-los ou doá-los. Recicle todos os itens recicláveis ​​e descarte os resíduos perigosos adequadamente. Todo o resto pode ir para o aterro sanitário para descarte adequado em vez de acabar como lixo.

4. Negócio de Limpeza Verde

Pessoas ocupadas geralmente ficam felizes em gastar dinheiro em serviços de limpeza. Se você quiser começar, use apenas produtos de limpeza ecológicos para se destacar da concorrência.

Os produtos de limpeza verdes não contêm produtos químicos tóxicos que podem prejudicar pessoas e animais de estimação. Eles geralmente contêm ingredientes naturais. Eles contêm menos embalagens plásticas do que os produtos de limpeza tradicionais. Você pode fazer o seu próprio ou comprar produtos com o selo verde.

Seu negócio de limpeza verde pode limpar casas, empresas ou ambos. Tornando-o verde vai custar US $ 5 a US $ 10 por hora a mais do que outras empresas de limpeza.

5. Instalação do Painel Solar

Você sabia que a instalação de painéis solares é uma das profissões que mais cresce no Brasil? Cada vez mais proprietários e empresas estão se voltando para a energia solar como forma de combater as mudanças climáticas e economizar nas contas de serviços públicos ao mesmo tempo.

Começar neste campo requer treinamento. Você pode fazer cursos em uma escola técnica ou faculdade comunitária, ou sob a orientação de um instalador experiente. Aprender o trabalho leva de um mês a um ano. Além disso, alguns estados exigem que os instaladores solares obtenham uma licença.

Mas uma vez que você aprende as cordas, pode ser um campo lucrativo. Os instaladores podem ganhar mais de US$ 22 por hora sem educação formal além do ensino médio.

6. Loja de segunda mão ou consignação

Consumidores ambientalmente conscientes gostam de comprar bens de segunda mão. Comprar roupas em brechós e lojas de consignação pode economizar dinheiro, manter o lixo fora dos aterros e reduzir o custo ambiental do fast fashion. É um ganha-ganha.

Para atender a esses compradores verdes, abra um brechó. Você pode começar com roupas não utilizadas em seu armário e as de seus amigos e familiares. Vendas de quintal, Freecycle e lotes de roupas a granel no eBay também são boas fontes de estoque.

As roupas não são as únicas coisas que você pode vender em segunda mão. Considere expandir seu inventário para incluir móveis, brinquedos, ferramentas ou equipamentos de ginástica usados. Estes são os itens que as pessoas tendem a jogar fora em condições novas, que os compradores adoram.

7. Livraria Usada

Para os amantes de livros, as livrarias de segunda mão são como um pequeno paraíso. Os preços são muito melhores que os da Amazon, e é divertido encontrar tesouros escondidos nas prateleiras.

Possuir uma livraria usada é mais divertido do que comprar em uma. Você está cercado por livros e outros leitores, e você realmente ganha dinheiro fazendo isso. Além disso, você tem a satisfação de manter sua literatura fora do aterro.

O maior custo de administrar uma livraria de usados ​​não são os livros. Você pode comprá-los barato em vendas de bibliotecas, vendas de garagem e brechós. É o aluguel. No entanto, você pode evitar essa taxa vendendo seus livros on-line por meio de sites como Amazon, eBay ou AbeBooks.

8. Reparar ou Recondicionar Eletrônicos

Hoje, muitas pessoas não podem viver sem smartphones, computadores e outros brinquedos tecnológicos. É por isso que é tão frustrante quando eles quebram. Se você é experiente em tecnologia, pode ajudar seus vizinhos e ganhar algum dinheiro consertando-os.

Existem duas maneiras de iniciar um negócio de reparo de gadgets. Você pode pagar para consertar as coisas ou pode coletar os equipamentos quebrados das pessoas e consertá-los para revenda. Muitas pessoas preferem entregar um gadget que não funciona a alguém que possa consertá-lo do que lidar com o incômodo de reciclá-lo.

Claro, alguns dispositivos estão além do seu reparo. Mas nesses casos, você pode pelo menos garantir que esse lixo eletrônico perigoso seja reciclado adequadamente.

9. Conserte Bicicletas

Andar de bicicleta produz menos emissões de carbono do que qualquer outra forma de transporte. Mas as peças da bicicleta se desgastam com o tempo e exigem manutenção, e nem todos os ciclistas têm habilidades para consertar suas próprias bicicletas. Isso cria oportunidades de negócios para aqueles que o fazem.

A reparação de bicicletas é um negócio fácil de começar. Você pode trabalhar na garagem, fazer ajustes e substituir peças. Além disso, você pode vender peças de bicicleta online. Se você tiver espaço, também poderá ganhar dinheiro comprando bicicletas antigas e consertando-as para vender.

10. Remodelar Móveis

Os americanos jogam fora mais de 12 milhões de toneladas de móveis a cada ano, mais de 80% dos quais acabam em aterros sanitários. No entanto, muitas dessas cadeiras e mesas antigas ainda estão em condições de uso. Tudo o que eles precisam é de uma nova camada de tinta ou estofamento novo para que pareçam novos.

Tudo o que você precisa para começar a reformar móveis são algumas habilidades básicas, um bom conjunto de ferramentas e um local para trabalhar. Você pode pegar peças descartadas no meio-fio ou procurá-las em vendas de garagem e ferros-velhos. Conserte-os e venda-os em mercados de pulgas ou online.

Para um desafio maior, tente fazer móveis reciclados. Desmonte cadeiras, mesas e cômodas danificadas e remonte-as em peças novas. Por exemplo, uma cadeira com as costas quebradas pode ser transformada em uma mesa de centro. Uma velha mesa de centro com uma perna quebrada pode ser transformada em cabeceira.

11. Agricultura Sustentável

Os produtos orgânicos cultivados localmente são populares entre os compradores com consciência ecológica. Se você tem uma horta em casa, pode ganhar dinheiro vendendo seus produtos. Montar um estande em seu mercado local pode custar apenas algumas centenas de dólares. Você também pode vender para restaurantes ou iniciar um serviço de assinatura em seu bairro.

Para obter os melhores lucros, concentre-se nas culturas com o maior valor por libra. Cogumelos são populares para usos medicinais e culinários. Ervas frescas e microgreens também são culturas de alto valor. Você também pode ganhar dinheiro com seu polegar verde vendendo plantas vivas.

Para manter seu negócio funcionando o ano todo, venda produtos feitos com o que você mesmo cultiva. Exemplos incluem picles, molhos, misturas de especiarias, chás, óleos essenciais e sacos de ervas.

12. Faça e venda produtos verdes

Produtos frescos não são a única coisa que você pode vender para seus vizinhos. Você pode encontrar compradores para todos os tipos de produtos verdes e orgânicos que você fabrica em sua casa usando materiais sustentáveis. Exemplos incluem:

Produtos de higiene pessoal e beleza, como sabonetes, xampus, loções ou esfoliantes corporais
Produtos de limpeza naturais e não tóxicos para todos os cômodos da sua casa
vela de soja ou cera de abelha
Suprimentos para animais de estimação, como xampu, guloseimas e brinquedos
Brinquedos para crianças ecologicamente corretos feitos de materiais naturais e não tóxicos, plástico não barato
Alternativas reutilizáveis ​​para itens de uso único e produtos de cozinha, como envoltórios de pano de cera, sacolas de compras ou sacolas de produtos
Artesanato, como roupas, joias ou arte feita com materiais reciclados
Você pode vender seus produtos em mercados de agricultores, feiras de artesanato locais ou através do Etsy e outros mercados online.

13. Apicultura

As colmeias podem ser um bom investimento empresarial se a sua propriedade tiver espaço suficiente. As abelhas são polinizadores úteis e produzem uma variedade de produtos que podem ser vendidos.

Primeiro, o mel cru e o favo de mel podem alcançar um preço mais alto do que o mel produzido em massa vendido nas lojas. O mel e a cera de abelha também são utilizados como matérias-primas para diversos produtos caseiros, como produtos de beleza, sabonetes e velas.

14. Planejamento de Eventos Sustentáveis

Grandes eventos como casamentos e reuniões de negócios podem ter um grande impacto no meio ambiente. Entre alimentação, decoração e transporte, geram muitos resíduos e emissões de carbono.

Os planejadores de eventos com consciência ecológica podem ajudar os clientes a evitar esses problemas. Eles planejam eventos usando locais ecologicamente corretos, alimentos e outros materiais. Eles podem usar convites digitais ou aplicativos de eventos para reduzir o uso de papel e até ajudar os participantes a comprar compensações de carbono para usar em suas viagens.

Para começar como um planejador de eventos sustentável, comece escolhendo um grande. Decida se você quer planejar um casamento, festa privada ou evento corporativo. Então mãos à obra e aprenda tudo sobre esse tipo de atividade e formas de torná-la mais verde.

15. Produção de Conteúdo Verde

Uma das melhores coisas que você pode fazer pelo seu ambiente é envolver outras pessoas. Por meio de seu blog, podcast ou canal do YouTube, você pode promover questões ambientais. Por exemplo, você pode ensinar as pessoas:

Como reduzir sua pegada de carbono
Como viver uma vida sem desperdício
Escolha itens de beleza ou domésticos ecológicos
Lobbying Congresso e corporações sobre questões ambientais
Você pode ganhar dinheiro com seu conteúdo por meio de publicidade, marketing de afiliados ou patrocínios corporativos verdes. Você pode usá-lo para apoiar outras atividades lucrativas, como escrever e vender e-books ou falar em público.

16. Serviço de Catering Orgânico ou Refeição

Uma parte importante de todas essas atividades verdes é a restauração ecológica. Os fornecedores verdes usam ingredientes orgânicos cultivados localmente. Eles oferecem opções vegetarianas e veganas, além de carnes criadas ao ar livre. Eles minimizam o desperdício por meio da compostagem de sobras e uso de pratos e toalhas de mesa reutilizáveis.

Outra maneira de compartilhar alimentos orgânicos é por meio de serviços de entrega de alimentos. Ao entregar ingredientes frescos à porta das pessoas, você reduz a necessidade de embalagem e envio excessivos. Ingredientes sazonais, locais e orgânicos também podem tornar seu serviço mais ecológico.

17. Pousada Ecológica

Se você tem uma casa grande em uma área turística, pode ganhar dinheiro administrando um hotel. Se você comercializar seu B&B como ecologicamente correto, poderá diferenciá-lo da concorrência e atrair viajantes com consciência ecológica.

Há muitas maneiras de tornar seu B&B sustentável. você pode:

Fornece instalações de reciclagem e compostagem para vários resíduos
Use acessórios que economizem água e reutilize toalhas no banheiro
Serve comida orgânica cultivada localmente, incluindo opções vegetarianas e veganas
Decore o quarto com móveis e decoração feitos de forma sustentável
Aquecimento, refrigeração e alimentação de sua casa com energia renovável.
Ecoturismo que oferece espaços ao ar livre locais

18. Planejamento de viagens ecológicas

As férias tradicionais podem incorrer em enormes custos ambientais. Isso inclui emissões de carbono do transporte, resíduos de produtos de uso único e danos a áreas selvagens. Cada vez mais viajantes procuram opções mais ecológicas.

Como planejador de viagens verdes, você pode orientá-los em direção a transporte de baixo carbono, hotéis ecologicamente corretos e atividades que não prejudiquem o meio ambiente. Você pode ajudá-los a compensar a pegada de carbono de toda a viagem.

Os destinos de turismo verde podem incluir áreas selvagens, ambientes urbanos e ilhas tropicais. Para saber mais, confira o guia do Conselho Global de Turismo Sustentável. Ele oferece programas de treinamento para ajudá-lo a começar no campo.

19. Passeios de bicicleta

Em vez de ajudar os viajantes a planejar aventuras ecológicas, levá-las por conta própria? Faça um passeio de bicicleta em sua área para ajudar os viajantes a explorar os destinos locais, mantendo sua pegada de carbono no mínimo.

Seu negócio de passeios de bicicleta pode se concentrar em qualquer paisagem que funcione para você. Você pode guiar os viajantes pelas ruas da cidade, estradas tranquilas do campo ou estradas montanhosas irregulares. Apenas certifique-se de ter a bicicleta certa para sua aventura.

20. Costura

O dano ambiental da moda rápida moderna é inacreditável. A melhor maneira de lidar com isso é usar menos roupas e usá-las por mais tempo. Um bom alfaiate pode ajudar consertando roupas velhas para que não precisem ser trocadas com tanta frequência.

Como alfaiate, existem outras maneiras de tornar os guarda-roupas de seus clientes mais sustentáveis. Você pode trocar as roupas usadas para torná-las mais adequadas. Você também pode criar roupas personalizadas duráveis ​​e de alta qualidade usando materiais e métodos sustentáveis.

Conclusão

Há muitas razões para tornar seu negócio paralelo um negócio verde. Ele aumenta seu apelo para compradores mais jovens e mais conscientes do meio ambiente. Pode ajudar a fortalecer sua comunidade. É uma maneira de lidar com questões ambientais, como mudanças climáticas e resíduos plásticos.

Para tornar realidade sua ideia de negócio ecologicamente correta, comece procurando uma necessidade que você possa satisfazer. Depois de ter uma ideia, desenvolva um plano de negócios. Deve incluir detalhes como os suprimentos de que você precisa, suas fontes de financiamento e seus planos para precificar seus produtos e comercializar seus negócios.

A partir daí, você pode prosseguir com o registro da sua empresa e os detalhes do financiamento, obter as licenças necessárias e abrir uma loja.

Como transformar 10K em 100K

O que é uma CDFI (Instituição Financeira de Desenvolvimento Comunitário)?