O mercado de criptomoedas começou a semana em um “movimento lateral”, uma expressão que os traders usam quando os preços não estão subindo ou caindo significativamente. O Bitcoin (BTC) caiu 0,83% nas últimas 24 horas, a US$ 46.013 às 11h50, inalterado em relação ao fim de semana passado. O Ethereum (ETH), a segunda criptomoeda mais negociada em volume, caiu 1,0%, para US$ 3.458, segundo a CoinDesk.
Um ponto positivo nas notícias do setor foi o anúncio da distribuidora de combustível australiana On The Run (OTR) de que aceitará bitcoin como método de pagamento a partir de julho próximo. Os consumidores poderão abastecer seus veículos com Bitcoin.
Segundo analistas, a decisão é mais um sinal de que em um contexto global, o bitcoin pode ter um papel mais importante na economia global, ameaçando o monopólio do dólar, principalmente no mercado de petróleo. O presidente russo, Vladimir Putin, assumiu uma postura positiva em relação a seus parceiros no campo.
Nos mercados tradicionais, o índice do dólar americano, que acompanha o valor do dólar em relação às principais moedas fiduciárias, subiu pelo terceiro dia consecutivo, em linha com as expectativas do Federal Reserve e das empresas de petróleo.