in

Buy and hold: o que é, como fazer, como funciona e mais!

Comprar e manter é uma estratégia de investimento de longo prazo. Basicamente, você compra ativos e os mantém em sua carteira indefinidamente.

Muitos investidores de sucesso fazem isso. Entre os mais famosos estão Warren Buffett, Walter Schloss e Luis Brazil Filho.

Eles investiram do zero e fizeram uma fortuna no mercado de ações. Para você ter uma ideia, Barsi é o maior investidor individual do mercado acionário brasileiro.

Para comprar e manter com sucesso, não basta comprar um ativo e esquecê-lo em uma carteira. Você precisa saber como analisar a seleção de ações e reavaliar seu portfólio de tempos em tempos.

Lembre-se de que algumas ações com grandes oportunidades hoje podem perder seus fundamentos e se tornarem negócios pouco atraentes.

Basicamente, comprar e manter costuma ser uma boa estratégia se você quiser investir a longo prazo, como uma pensão ou pagar a educação de seus filhos.

Pensando nisso, preparamos um guia completo com tudo o que você precisa saber para começar a negociar como o maior investidor do mundo daqui para frente. Veja o que você vai aprender:

O que é comprar e manter?

Comprar e manter é uma boa estratégia?
Compre e mantenha vantagem
Desvantagens de comprar e manter
Carteiras de compra e retenção recomendadas em 2019 e 2020
Melhores vídeos de compra e retenção no YouTube

Boa leitura!

O que é comprar e manter?

Trata-se de usar o tempo a seu favor.

Compre e mantenha, traduzido literalmente como comprar e manter. Então, trata-se de investir em ativos sem precisar vendê-los em um futuro próximo.

A ideia básica dessa estratégia é obter ganhos cambiais por meio da valorização das cotações e da aquisição de retornos.

conceito de trabalho de longo prazo

O longo prazo é diferente para cada investidor. Basicamente, um investimento de cinco anos pode ser incorporado a esse conceito.

Em uma situação de compra e retenção, esse período tende a ser mais longo. Warren Buffett investe desde 1940. Barsi começou em 1969.

Geralmente, eles vendem suas posições em duas situações: quando a empresa atingiu a valorização esperada, ou quando os fundamentos mostram uma perda.

Portanto, o conceito de manter estoques para o longo prazo depende da avaliação dos resultados alcançados, ou seja, todos têm tempos diferentes.

Comprar e manter é uma boa estratégia?

Esta estratégia tem potencial ilimitado para multiplicar seu capital

De um modo geral, comprar e manter dará bons resultados aos investidores. No entanto, isso requer paciência e pesquisa.

Ao usar esse tipo de estratégia, você não deve vender o ativo na primeira queda ou quando se deparar com a volatilidade do mercado.

Você precisa ter estômago e sangue frio, mesmo que haja uma perda de valor a curto prazo.

Por outro lado, a história mostra que os investimentos em ações tendem a se recuperar com o tempo.

Se em 1995 um investidor tinha uma carteira de ações do IBOV de 10 mil reais, hoje ele tem cerca de 1,16 milhão de reais. É apenas apreciação, sem ganho.

Nota: Ele teve que suportar várias quedas. Alguns deles se destacam, como 2008 e 2016.

Mas, comprando e mantendo, as perdas do investidor foram compensadas e ele faturou mais de 1 milhão de reais em um período de 23 anos.

Buffett comprar e manter

O mentor de Warren Buffett, Benjamin Graham, foi um dos pioneiros do buy-and-hold. Ele explica isso em detalhes em seu livro The Intelligent Investor.

Buffett foi seu funcionário na década de 1950 e, antes disso, foi aluno do curso de mercado de capitais de Graham e David Dodd. Então Buffett aprendeu a comprar e manter na prática.

A estratégia de Graham e Dodd era comprar um grande número de empresas cujas ações valiam mais do que o mercado de ações.

Eles então os mantêm em seus portfólios até que gerem o que eles acham que é um valor justo para a empresa.

Nesse caso, as ações da empresa adquiridas e mantidas para recuperação judicial, obsolescência de produtos, questões de governança etc. são até agregadas.

No final dos anos 1950, Buffett conheceu Charlie Munger. Juntos, eles aprimoraram sua estratégia.

A principal mudança para comprar e manter é comprar ações de empresas de qualidade que estão subvalorizadas.

O objetivo é a mesma estratégia que Graham apresentou, mas com menos risco.

Como resultado, Buffett e Munger alcançaram resultados mais consistentes e testados ao longo do tempo, como vimos com o crescimento contínuo da Berkshire Hathaway.

Compre e mantenha vantagem

Crie uma renda passiva contínua de ganhos

Uma das vantagens de comprar e manter é focar no que realmente importa, os ativos subvalorizados dos grandes negócios.

Portanto, a tendência é que você não se preocupe com movimentos de curto prazo, como greves de petroleiros ou furacões nos EUA.

Nada disso deve fazer uma grande diferença no desempenho da empresa no longo prazo. Então, por favor, ignore-os.

A redução dos custos operacionais pode ser outro fator positivo para você adotar um buy-and-hold.

Se você comprar e vender várias vezes, sua corretagem, impostos e taxas serão reduzidos.

Não podemos ignorar o poder da composição de compra e retenção, especialmente quando se trata de reinvestir os ganhos que recebemos.

No final, essa estratégia tende a ocupar menos tempo em seu trabalho diário do que se você estivesse na frente de um home broker o dia todo.

Basicamente, você tem que avaliar os resultados das empresas do seu portfólio ou das empresas que lhe interessam.

Como o balanço é feito trimestralmente, não há necessidade de acompanhar suas mudanças no dia-a-dia.

Isso significa mais tempo com você, menos estresse e melhor saúde. Portanto, comprar e manter vai muito além de investir no mercado de ações.

Desvantagens de comprar e manter

A falta de conhecimento aumenta o risco estratégico

Uma das desvantagens de comprar e manter é que você precisa pesquisar o mercado e o ativo para tomar uma decisão confiante.

Só porque um fundo imobiliário está abaixo do patrimônio líquido e tem um bom imóvel não significa que seja o ativo certo para o seu portfólio.

Perceba que há outros aspectos a avaliar, como a localização, o inquilino, a renda que ele paga e o motivo da depreciação.

Portanto, esteja ciente de que comprar e manter pode levar algum tempo ao iniciar e construir seu portfólio.

Outra desvantagem dessa estratégia, principalmente para iniciantes, é que pode ser difícil encontrar um local adequado para vender o ativo.

Para resolver este problema, a análise fundamental deve ser realizada. Dessa forma, você saberá se uma ação está barata ou cara em relação aos seus pares de mercado.

Embora um buy-and-hold possa render bons resultados, existem oportunidades de curta duração em exchanges que oferecem potencial semelhante, como a pequena capitalização Eneva, que retornou 171% em 2019.

Portanto, se você estiver olhando apenas para investimentos de longo prazo, provavelmente perderá esse lucro de curto prazo.

No final, comprar e manter leva tempo para trazer os resultados desejados. Portanto, ao vender um ativo, o ideal é reinvestir os recursos.

Evite saques constantes, pois você pode perder o controle e drenar todos os seus fundos sem saber.

Os investimentos de longo prazo são arriscados?

Algumas empresas são grandes negócios hoje, mas no futuro podem se tornar o novo mercado altista do mercado de ações.

Um exemplo disso ocorreu nos Estados Unidos na década de 1990, então conhecido como bolha das pontocom.

Há casos em que as empresas de tecnologia valorizaram mais de 1000% em menos de um ano. As ações derreteram em poucos dias até a bolha estourar.

Então, a essência do buy and hold é comprar ativos de empresas já consolidadas no mercado, como ações blue chip.

É importante lembrar que também é importante avaliar a continuidade do negócio, ou seja, se ainda é fundamental para as pessoas no futuro.

Se a resposta for sim, o risco do investimento de longo prazo tende a cair drasticamente. Exemplos incluem os setores de energia, saúde e financeiro.

Mercados de urso e touro

Os investidores que praticam buy-and-hold, os detentores, são os que sabem lucrar com os mercados de baixa e alta.

Desta forma, aproveitou para fechar algumas posições que haviam alcançado o efeito desejado, quando todos estavam em êxtase (bull market).

Mas o que os detentores realmente gostam é de um mercado em baixa, onde o medo toma conta e começa a vender. Com isso, os preços das ações tendem a cair, como foi o caso da crise de 2008, por exemplo.

Nesse ponto, as oportunidades de adquirir negócios de qualidade a preços atraentes podem surgir aos montes.

É daí que vem a famosa frase: compre na baixa e venda na alta.

Claro, ao aplicar para comprar e manter, você não precisa apenas comprar em um mercado de baixa e vender em um mercado de alta. O ideal é analisar caso a caso e tomar sua própria decisão.

Carteiras de compra e retenção recomendadas em 2019 e 2020
Ganhe mais dinheiro enquanto a economia se expande

O ano de 2019 apresentou resultados incríveis para a renda variável, como a valorização de 32% do Ibovespa.

Além disso, a melhora da economia também beneficiou várias empresas, o que é bom para cotações e lucros.

Como resultado, os retornos podem ser maiores para os investidores que solicitam buy-and-hold.

A tendência em 2020 é que o investimento em ações seja tão bom quanto em 2019.

Apesar das altas históricas do mercado de ações, ainda há espaço para ganhos, já que muitas empresas estão com capacidade ociosa desde a crise de 2014.

São carteiras como dividendos que são regularmente montadas e monitoradas por nossos especialistas.

Para acessar nossas carteiras recomendadas, basta abrir sua conta agora. A inscrição é fácil e você pode começar a investir no mesmo dia.

Lembre-se, o portfólio recomendado é o conselho de investimento de um de nossos especialistas. Então a decisão final é sua.

Bitcoin desabou: 5 perguntas que você está se fazendo

Como fazer investimentos de acordo com o valor da taxa Selic?