in

Como fazer investimentos de acordo com o valor da taxa Selic?

Continua após a publicidade..

“Onde investir com Selic alta” e “Onde investir com Selic baixa” são algumas das perguntas mais feitas no Google na reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom). A cada 45 dias, as pessoas buscam a melhor alternativa com base nas novas taxas de juros da economia.

Entre 2019 e 2021, o Copom alterou a taxa Selic 16 vezes em 24 reuniões.

Neste conteúdo, veremos como as taxas Selic afetam o mundo dos investimentos, o que os investidores normalmente procuram quando as taxas Selic estão subindo ou descendo e quais ativos de mercado são os mais desejáveis. se apresse?

Como a taxa Selic afeta o investimento?

Inicialmente, é preciso entender que a definição da taxa Selic pelo banco central não funciona como função primária da definição da rentabilidade do investimento.

A taxa Selic é o principal mecanismo pelo qual as autoridades monetárias controlam a inflação ou facilitam o acesso ao crédito na economia.

Se a Selic estiver alta, a ideia do banco central é restringir o fluxo de dinheiro, encarecendo os empréstimos, arma importante para conter a alta dos preços. Quando a Selic está baixa, o objetivo é justamente o contrário: facilitar o acesso ao crédito e manter o dinheiro circulando na economia.

Além disso, a Selic é considerada a “taxa básica” da economia e orientará a taxa DI – ou “taxa CDI” – a taxa que os bancos cobram nos empréstimos entre si.

Por sua vez, o CDI é a principal referência para investimentos em renda fixa e tende a acompanhar de perto a taxa Selic.

Devido a essa característica, o valor Selic determinará se os investimentos em renda fixa são mais atrativos para os investidores, principalmente quando comparados a outras aplicações disponíveis no mercado.

Explicamos tudo isso em um artigo especial sobre o que é uma taxa de CDI e o que significa para um investimento gerar 100% do CDI, confira:

Além disso, o Selic também pode afetar outros tipos de investimentos, como fundos imobiliários de papel que incluam em suas carteiras produtos relacionados ao CDI.

Portanto, a Selic não vai subir ou descer para sempre. Seu curso dependerá do diagnóstico do banco central sobre a situação atual e se é necessário restringir ou apoiar o fluxo de dinheiro na economia.

Veja no gráfico abaixo a variação da meta para a taxa Selic estabelecida pelo banco central desde 2011:

Posso investir em taxas Selic?

Por isso, você já deve ter percebido que não pode investir diretamente no Selic, pois ele é apenas um indicador de mercado para referência em aplicações como empréstimos interbancários e financiamentos imobiliários. Portanto, a Selic não é um investimento.

O que você pode fazer é investir em investimentos relacionados ao Selic. Isso significa investir em produtos financeiros que ofereçam rentabilidade próxima ao valor da Selic naquele período.

Portanto, espera-se que os investimentos primários aos quais se aplica a taxa Selic, ou seja, investimentos com rentabilidade conhecida no momento da aplicação, sejam de renda fixa.

Como investir com base na taxa Selic?

Portanto, se a Selic deve orientar a rentabilidade dos investimentos em renda fixa, os investidores que desejam construir uma estratégia de retorno com base na taxa básica da economia devem optar por investimentos vinculados à Selic ou com remuneração igual a 100+. Percentual do CDI.

Portanto, quanto maior o rendimento associado à taxa DI, maior o retorno final do investimento.

No entanto, saiba que encontrar investimentos com remuneração acima de 100% do CDI é mais complicado quando a taxa Selic sobe.

Quais são os investimentos atrelados à Selic?

Afinal, quais são os investimentos atrelados à taxa Selic? Os principais são:

Tesouro Selic: Título público que gera um valor Selic acrescido de uma taxa de juros fixa.
CDBs de 100% ou mais do CDI: Títulos Bancários de Renda Fixa.
Contas Digitais Pagas: Carteiras e contas digitais que geram 100% do CDI pelo seu dinheiro.
Basicamente, qualquer aplicação que gere 100% do CDI terá um valor muito próximo da taxa Selic atual.

A Ascensão do Selic: Onde Investir?

Em momentos em que a Selic está em trajetória ascendente, os investidores tendem a olhar mais de perto os investimentos em renda fixa e ficam mais cautelosos com aplicações mais arriscadas.

📈 Os investimentos mais populares do Selic estão em alta:

Tesouro Selick

Fundo de Renda Fixa
CDBs que produzem 100% ou mais de CDI
Papel FII com Exposição de Portfólio a Taxas DI
Contas com remuneração 100% CDI ou superior

Selic em baixa: onde investir?

Às vezes, o prêmio de risco para investimentos em renda variável torna-se mais interessante quando as autoridades monetárias reduzem a Selic, e os investidores tendem a aumentar o nível de risco de suas carteiras contribuindo com os seguintes tipos de ativos:

📉 Investimentos com Selic Baixa Mais Procurados:

açao
Fundo Imobiliário (FII)
ETFs
BDR
Fundos de ações e fundos multimercados
Lembre-se de que os ativos mencionados neste artigo não são recomendações de compra e não representam necessariamente as opiniões da equipe de análise da Sublime.

Diversificação da Carteira: A Importância da Independência da Selic
Conforme mencionado anteriormente, a taxa Selic passará por um ciclo de alta e baixa conforme planejado pelo Comitê de Política Monetária.

Como o comportamento futuro da Selic não pode ser previsto, principalmente no longo prazo, os investidores inteligentes devem optar por uma carteira diversificada com diferentes tipos de aplicações financeiras.

Selic x ganho real: o que preciso saber?

Além do rendimento atrelado à taxa Selic, os investidores também devem focar no retorno real de seus investimentos, tanto no curto quanto no longo prazo.

Continua após a publicidade..

O retorno real é o retorno total do investimento para o período menos a inflação.
Isso significa quanto você realmente ganha ao subtrair a perda de poder de compra do seu dinheiro durante o período de investimento.

Como dissemos, a Selic é o principal mecanismo pelo qual os bancos centrais controlam a inflação ou aumentam a oferta de moeda na economia. Portanto, se o seu investimento estiver atrelado à Selic, é aconselhável comparar a taxa de retorno nominal (do contrato) menos a taxa de inflação do período.

Continua após a publicidade..

Buy and hold: o que é, como fazer, como funciona e mais!

Como e onde investir 10 mil reais com inteligência e rentabilidade?