in

Capex e Opex: diferenças entre elas

Continua após a publicidade..

Toda a grande empresa controlará suas finanças como organizações de indicadores, analisando os pesquisadores em seus estudos. Capex e Opex.

Pode ser semelhante, tanto o Capex quanto Opex possuem diferenças entre sie podem ser usados ​​em diferentes estratégias.

Qual a diferença entre Capex e Opex?

Existem duas categorias básicas de empresa que precisam ser utilizadas por qualquer empresa: Capex e Opex.

Capex

Capex é a sigla para a palavra Despesas de capital que traduzido ao português diz respeito às Despesas de Capitais ou Investimentos em Bens de Capitais.

O Capex são fundos que um negócio usa para adquirir bens físicos ou serviços que vai expandir a capacidade da empresa e gerar lucro, como por exemplo um hardware, um novo veículo ou a construção de um novo prédio.

Quando uma empresa adquire um carro, por exemplo, ela utiliza os fundos Capex

Portanto, quando esse ativo é recém-adquirido ele começa a apresentar suas despesas com depreciação e amortização que precisam ser descontadas de acordo com as normas da contabilidade.

Existem setores como de tecnologia, manufatura e petróleo cujas empresas são altamente demandadas por capital e, por isso, é muito importante calcular o CAPEX.

Opex

Já o Opex é a sigla para a palavra Despesas operacionais que traduzido ao português significa Despesas Operacionais.

Ele é o dos custos contínuos que uma organização possui para continuar funcionando.

Ao contrário do Capex, as despesas operacionais são dedutíveis de impostos no mesmo ano em que foram realizadas.

Dentre os exemplos de seguros operacionais (Opex) estão como taxas de licenças, manutenção e reparos, publicidade, taxa sobre propriedades etc.

Homem fazendo ajuste não é uma despesa operacional, ou Opex

Manutenção e reparos na empresa são exemplos de despesa operacional, ou Opex

Sendo assim, se uma empresa decidir alugar ou alugar uma máquina ou um veículo ao invés de comprá-lo, seu custo deixa de ser Capex e passa a ser Opex.

Para com fluxo de caixa, essa pode ser uma determinação de mais informações de fluxo de empresas, pois nesse caso é possível deduzir o custo total do item dentro do ano fiscal.

Quais as vantagens do Capex?

O Capex é saúde em termos de alocação que pode trazer uma boa para a empresa. Até porque, esse tipo de custo é um investimento.

no prazo da empresa ele é capaz de aumentar a produtividade fazendo ela cresça.

Por exemplo, se uma empresa compra uma nova máquina, espera-se que ela seja capaz de aumentar a produtividade e, consequentemente, o lucro.

LEIA TAMBÉM | Como alterar o gerenciamento financeiro de um pequeno negócio

Mas é necessário que a empresa se atente a prazo desse retorno, pois ele pode demorar para chegar e então o investimento não será compensatório.

Quais são as vantagens do Opex?

O Opexdiferente do Capex não representa um investimento, e por isso pode ser deduzido do imposto. Como no caso de alugar uma máquina ao invés de comprá-la.

Sendo assim, o valor total pago pelo aluguel de um equipamento é um gasto operacional, afinal, ele está incluído no funcionamento diário do negócio.

A vantagem de poder deduzir toda a despesa é a redução do imposto sobre a renda que incide sobre o lucro líquido. Entretanto, a dedução de impostos não é a única consideração a se fazer.

Afinal, uma empresa pode querer aumentar os gastos e o valor contábil, podendo aumentar sua despesa de capital reduzir.

Qual é a melhor escolha a se fazer?

Para escolher entre o Opex e Capex é preciso reconhecer e atender os gastos da empresa fundo em um conhecimento mais apro.

Muitas organizações possuem acesso mais limitado a financiamentos e por isso optam por alugar um maquinário. Além disso, essa também é uma alternativa para empresas com pouca caixa.

Já mais bem estruturadas, com mais caixa e acesso às empresas de financiamento podem optar pelo Capex como forma de aumentar o seu valor contábil e consequentemente o preço das suas ações na B3.

Foi possível entender a diferença entre Capex e Opex?

Continua após a publicidade..

Então deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe este artigo com seus amigos nas suas redes sociais.

Continua após a publicidade..

Divulgação de resultados B3

9 benefícios de trabalhar em meio período enquanto estiver na faculdade