in

Divulgação de resultados B3

Continua após a publicidade..

Por isso, a correta do balanço é fundamental para a tomada de decisão sobre comprar vender ou manter aquele papel na sua carteira de investimentos, pois é através dele que você, investidor, identifica se uma empresa de análise é lucrativa ou não.

Aliás, você sabia que este sempre foi um dos homens mais ricos do planeta?

Como interpretar os dados divulgados?

Em geral, esta análise não é uma tarefa simples, dado que requer muita experiência e conhecimento técnico, a explicação que está por trás dos números positivos e pode ser muitas vezes contrário aos números positivos e além do senso.

Citamos como exemplo o endividamento da companhia. Normalmente, associamos dívidas a problemas financeiros e de gestão, certo? Mas, ao contrário dos recursos que parece, este pode ser um fator positivo se, por exemplo, a companhia usando a sua estratégia que foi tomada em destaque para os setores estratégicos ou então, para a expansão de uma nova operação.

Assim, a expectativa é de que este retorno endividamento resultará em um exponencialmente maior em um dado período, podendo ser uma empresa interessante para se investir.

Como identificar a finalidade dos recursos?

Em relatórios complementares números, são apresentados outros relatórios aos apresentados pela empresa que tratem: governança, o custo desta estrutura (informações divulgadas em investidores e constam na página oficial de cada empresa), o comportamento do mercado em que esta empresa está , apenas para citar alguns fatores a serem levados em conta.

Além do balanço, é importante ler também o Liberar, um documento veiculado pelas companhias de maior porte. Ele não é obrigatório e contém uma explicação normalmente mais clara, objetiva e complementar aos dados financeiros sobre os fatos que tiveram relação direta com os números registrados no trimestre.

Assim, fica mais fácil entender se uma indicação econômica com a saúde financeira e dívida com a gestão da companhia, ou se revela uma oportunidade e, assim, o papel é considerado devido ao seu negócio parte de cimaou potencial de valorização.

Por outro lado, ainda pode revelar se o aumento nas vendas e ganho de marketshare, o aumento do ganho de marketshare, o que é um bom sinal, ou pode aumentar devido à venda de um equipamento ou de parte da frota da frota, revelando um incremento de caixa pontual e não como consequência do sucesso da empresa. Por isto, fique atento: é importante olhar além do lucro!

Estes são divulgados alguns fatores que o motivo do otimismo ou pessimismo do mercado ao analisar.

Indicadores mais relevantes

Agora, mostraremos quais indicadores são relevantes na análise desses resultados:

Receitas e despesas

Receita operacional é o valor empresa com as vendas dos produtos ou serviços de uma. Diferente do lucro, que é o resultado positivo de um balanço, distribuído aos acionistas. As despesas devem ser feitas com a companhia a fim de entender se o propósito de compromisso do negócio.

Dívida

O endividamento costuma ser uma decisão frequente nas grandes empresas, por ter um caráter estratégico com foco em crescimento. Muitas vezes, o endividamento é visto como alavancagem e, desta forma, se estiver dentro de padrões adequados, ele revela o potencial crescimento e direção que a empresa está seguindo – lembrando que, neste caso, o endividamento representa investimento .

Números recorrentes e não recorrentes

É preciso entender quais números são recorrentes e quais não são. Identificar uma característica dos números ajuda a identificar distorções no resultado.

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa reflete como entradas e saídas de recursos de uma companhia como fruto de sua rotina. Comparando este fluxo com as contas a pagar e receber, entende-se a capacidade ou não da companhia de honrar os seus compromissos.

Com estes dados é possível desenvolver sua opinião e respeito dos papéis que já possuem sobre aqueles que os amigos sempre comentam uma oportunidade.

Mas calma, investidor, parece muito complicado? Enquanto você aprende a ter o domínio sobre estas informações, você pode complementar sua tomada de decisão com os relatórios elaborados pelos analistas. Especializados em cada setor, com conhecimento e certificações complexas, eles podem desenvolver projetos em relatórios extensos e técnicos, com total independência e sem qualquer vínculo com a empresa. O compromisso é com o mercado!

Continua após a publicidade..

E, para você que não tem tempo de todos os relatórios e sabe que não pode perder as boas oportunidades, fale com seu assessor de investimentos para te ajudar a tomar uma decisão correta de acordo com o mercado, com o seu perfil e com o seu objetivo de investimentos. Conte com a ONE Investimentos!

Continua após a publicidade..

Horário da Bovespa: Confira o funcionamento atual

Capex e Opex: diferenças entre elas