in

Como aumentar sua poupança pessoal

Continua após a publicidade..

Considerando o aplicativo financeiro de escolha para os brasileiros que historicamente tiveram que conviver com o fantasma de uma inflação muito alta, a caderneta de poupança é um investimento conservador de baixo risco, com boa segurança e liquidez instantânea (você pode sacar a qualquer momento).

É tão democrático que não tem valor mínimo aplicado. Gostaria de depositar 1 real? ele pode. Ou seja, não podemos negar que a poupança faz parte da cultura financeira do povo brasileiro. Entre eles, o saldo total da poupança em 2022 ultrapassa R$ 1 trilhão.

Mas vale a pena guardar seu dinheiro lá? A rentabilidade se compara a outras opções igualmente seguras? Economizar é um bom investimento em 2022?

Na verdade, é uma abordagem isenta de riscos precisamente porque não tem emoção. Basta depositar o troco e o valor começa a ser ganho e a renda fica isenta de Imposto de Renda (IR). Até aqui, só temos boas notícias, mas você precisa entender melhor esse tipo de investimento e encontrar alternativas melhores para o seu dinheiro.

Leia e aprenda mais sobre como economizar.

Taxas e custos

Uma coisa a favor da economia é que é grátis. Com efeito, são proibidas as comissões de abertura ou manutenção de conta, comissões de gestão ou comissões de performance. Além disso, não ocorre tributação. A renda dos folhetos não está sujeita ao imposto de renda.

O fato de ser um investimento isento de impostos não elimina a necessidade de incluir a economia em sua declaração anual de imposto de renda. Quem for obrigado a fazer ajustes precisa declarar os recursos mantidos nos livros a partir de R$ 140.

Fluidez

A praticidade do app de resgate é um dos principais atrativos da poupança. Essa é uma possível tradução do conceito de liquidez – no caso das cadernetas, a liquidez é alta. Quando o resgate for solicitado, os fundos serão depositados na conta corrente ao mesmo tempo, o que é simples e não complicado.

Na prática, costuma-se dizer que a poupança tem liquidez diária justamente porque o resgate pode ser feito a qualquer momento sem complicações.

Isso contrasta fortemente com alguns fundos multimercados, que podem ter previsto em regulamento as semanas entre o pedido e o efetivo saque, mesmo para investimentos em determinados tipos de ações menos negociadas no pregão. Nesse caso, os níveis de liquidez são baixos.

Aniversário de poupança

Apesar de ter liquidez diária, a forma de economizar o retorno dos investimentos é diferente. A remuneração da caderneta só é creditada mensalmente na data de “aniversário” da caderneta, que é o dia do mês em que a caderneta se encontra. Portanto, um investimento feito no dia 10 de um determinado mês só será pago no dia 10 do mês seguinte. Se você resgatar o dinheiro no dia 9, todos os ganhos desse período serão perdidos.

Esse modelo de remuneração é bem diferente daquele adotado por outros produtos de renda fixa. Por exemplo, em um fundo ou CDB, muitas vezes a rentabilidade é expressa mensalmente ou anualmente, mas é creditada nas contas dos investidores diariamente. Mesmo que ele resgate o dinheiro no meio do mês, receberá o pagamento proporcional ao tempo que mantiver o aplicativo.

Se você está gostando desse post, também vai gostar desse: Como investir seu dinheiro pessoalmente

Garantir

A poupança é protegida pelo FGC (fundo garantidor de crédito mantido por instituições financeiras). O FGC garante que, em caso de inadimplência ou falência do banco, quem investiu nos livros receberá um retorno de até 250 mil reais.

É importante lembrar que as garantias do FGC são prestadas no âmbito do CPF e de instituições financeiras. Então, se um investidor tiver poupança e houver um problema com a aplicação do CDB em um banco, então a garantia de 250.000 reais valerá para todos esses juntos.

Destino dos recursos do aplicativo

A poupança fornece renda aos investidores e também tem um papel social. Ou seja, 65% dos recursos investidos na carteira devem ser destinados ao mercado imobiliário sem hesitação. Dito isso, a maior parte do dinheiro que você coloca na poupança só pode ser usado pelo banco para financiar quem quer comprar um imóvel próprio.

Gostou do post? Então compartilha nas redes sociais e assina nossa newsletter para receber os melhores conteúdos sobre gestão e tecnologia na caixa de entrada do seu e-mail.

Continua após a publicidade..

Post desenvolvido por : Redação da Sublime Finanças

Continua após a publicidade..

Como investir seu dinheiro pessoalmente

Como fazer um orçamento pessoal eficaz