in

Como negociar valores de freelance mais altas

Continua após a publicidade..

As taxas de freelance são complicadas. Quando você encontra um equilíbrio, as taxas cobradas no início de sua carreira podem não refletir mais seu nível de habilidade e experiência. Embora seja difícil propor um aumento de tarifa aos clientes existentes, isso não significa que você não possa aumentar o preço de um novo contrato.

Desde a escolha de um nicho até o fornecimento de orçamentos freelance profissionais, use essas dicas para maximizar sua capacidade de receber taxas mais altas de novos clientes para continuar a expandir seus negócios.

Como negociar taxas de freelance mais altas

Como freelancer, você não pode confiar que seu empregador lhe pague um salário justo. Em vez disso, você precisa definir suas próprias taxas, que podem variar de acordo com o projeto, cliente e nível de experiência.
Como você não pode contar com o crescimento anual, precisa determinar quando e como cobrar mais de si mesmo – uma tarefa que geralmente é mais fácil para novos clientes do que para clientes existentes.
Para convencer os clientes em potencial de que você é mais valioso do que o freelancer médio, você precisa demonstrar seu valor e mostrar profissionalismo, e pode fazer isso de várias maneiras.

1. Faça a curadoria do seu portfólio

Um portfólio ou site geralmente é a primeira impressão de um cliente sobre você e seus serviços de freelancer. Embora possa ser tentador preenchê-lo com todos os projetos em que você já trabalhou, isso pode diluir sua amostra mais relevante.
Em vez de usar seu portfólio ou site como um local para mostrar tudo o que você faz, selecione cuidadosamente os exemplos que você mostra lá. Escolha algumas amostras:
Demonstre suas principais habilidades de freelancer
Apresente clientes conhecidos
concluído no passado recente
visualmente apelativo
deu resultados positivos
Use esses projetos para informar os clientes sobre os serviços freelance que você oferece. Depois de estabelecer uma conversa com um cliente em potencial, sinta-se à vontade para enviar a ele outras amostras de sua coleção particular que estejam diretamente relacionadas ao trabalho que ele deseja que você faça para ele.

Ter um portfólio com curadoria profissional pode ajudá-lo a mostrar seus projetos mais impressionantes para clientes em potencial. Isso, por sua vez, pode ajudá-lo a cobrar taxas mais altas, pois destaca suas habilidades mais valiosas e mostra que você tem experiência.

2. Destaque Clientes Reconhecíveis

Destaque os clientes mais conhecidos com os quais você trabalhou em seu portfólio e em suas contas profissionais de mídia social.

Clientes maiores são mais propensos a trabalhar com você se você tiver contratado empresas semelhantes no passado. E eles tendem a ter orçamentos maiores do que os proprietários de pequenas empresas ou indivíduos, o que significa que geralmente são mais capazes de pagar taxas mais altas.

Se você trabalha com um cliente conhecido e não está vinculado a acordos de confidencialidade ou termos de direitos autorais, anuncie seu relacionamento:

Inclua-os no seu perfil do LinkedIn
Exiba seu logotipo em seu site
Use projetos concluídos em seu portfólio
Envie amostras relevantes para clientes em potencial
A introdução de marcas conhecidas aumenta sua reputação profissional e ajuda a demonstrar aos clientes em potencial sua experiência em trabalhar com empresas semelhantes. Os clientes geralmente estarão dispostos a pagar um preço mais alto se você demonstrar seu conhecimento existente do cliente, setor ou produto.

3. Escolha um nicho

Encontrar freelancers leva tempo, mas trabalhar em um setor específico pode melhorar muito seu potencial de ganhos.

Por exemplo, um web designer júnior pode assumir todo e qualquer site, independentemente da indústria ou função. No entanto, os web designers seniores que se especializam em um tipo específico de site (como um serviço doméstico ou um negócio de varejo) têm uma compreensão mais profunda do que os clientes desse nicho precisam e como seu site é usado.

Escolher um nicho também não precisa ser centrado no setor. Você também pode trabalhar com clientes de nicho, como empresas de software como serviço (SaaS) ou startups com modelos de negócios específicos, independentemente de seu produto ou serviço.

A experiência de nicho de mercado ajuda você a se tornar um especialista, oferecendo a oportunidade de definir uma taxa de freelance mais alta com base em seu conhecimento e habilidades específicas.

4. Construa uma marca profissional

Tudo, desde seu site e logotipo até seu endereço de e-mail e faturas, afeta sua marca profissional. Quanto mais profissional for sua vibração, mais clientes em potencial estarão dispostos a pagar por seus serviços.

Algumas maneiras básicas de construir uma marca profissional incluem:

Tenha um site bem projetado com um logotipo
Crie um endereço de e-mail comercial separado do seu
Use documentos comerciais de freelancers, como contratos, cotações e modelos de fatura
Exiba fotos profissionais em seu site e páginas de mídia social relacionadas a negócios
Se possível, também ajuda a aparecer em publicações específicas do setor, como boletins informativos, páginas de mídia social e sites. Por exemplo, um escritor freelance pode enviar um artigo para uma plataforma de publicação popular em seu campo. Se publicado, eles poderão usá-lo como forma de validar seus conhecimentos com clientes em potencial.

Networking e construção de conexões profissionais também podem impactar sua marca e podem até levar a referências, mais negócios e melhores clientes.

Quanto mais profissional for sua marca, mais clientes de qualidade você atrairá, aumentando suas chances de ganhar uma taxa mais alta pelo trabalho.

5. Aumente seu conjunto de habilidades

Se suas habilidades permanecerem estagnadas, suas taxas de freelance também ficarão. Para ganhar mais do que seu nível atual, você precisará expandir sua caixa de ferramentas profissional aprendendo novas habilidades e oferecendo serviços adicionais.

Por exemplo, um desenvolvedor de software pode aprender uma nova linguagem de programação. Os designers gráficos podem aprender a usar um novo software de design.

Você pode melhorar suas habilidades:

fazer um curso ou programa
Participe de conferências e seminários
Use uma plataforma de aprendizado online, como LinkedIn Learning ou Skillshare
Participe de associações e grupos profissionais
Atualizar suas habilidades e adicionar novas habilidades à lista de serviços que você oferece pode aumentar seu valor profissional e ajudá-lo a justificar taxas mais altas.

6. Fique por dentro

Além de desenvolver suas habilidades, também é importante garantir que você acompanhe as novidades e tendências do setor para manter uma clara vantagem competitiva. Se você não fizer isso, não apenas correrá o risco de taxas de juros mais baixas, mas também ficará completamente para trás.

Mantenha-se informado lendo artigos, ouvindo podcasts, seguindo líderes do setor e conectando-se com outros profissionais. Preste atenção especial a quaisquer atualizações que possam afetar você ou seus clientes. Tornar-se uma autoridade em sua área de atuação e fornecer aconselhamento e orientação aos clientes aumenta seu valor profissional.

Isso resulta em uma taxa de freelance mais alta para novos clientes, pois mostra que você é apaixonado e conhecedor do que faz, e pode confiar que fará o que é melhor para seus clientes.

7. Escolha os clientes certos

Se você escolher um cliente de baixo orçamento, poderá esperar taxas mais baixas. Dê uma olhada em seus clientes atuais e considere se você acha que está sendo mal pago. Em caso afirmativo, identifique o que esses clientes têm em comum para que você possa procurar outros diferentes no futuro.

Por exemplo, digamos que você obtenha a maioria de seus clientes de sites como o Upwork e geralmente não está satisfeito com as taxas que eles oferecem. Talvez seja hora de começar a procurar clientes em outros lugares, como entrar em contato com seus profissionais ou até mesmo enviar e-mails frios para empresas que você admira perguntando se eles trabalham com freelancers.

Novos freelancers podem não ser capazes de escolher com quem trabalhar, mas à medida que sua reputação e marca crescem, personalizar sua lista de clientes se torna mais possível. Isso lhe dá a oportunidade de usar um orçamento maior, assinar clientes de longo prazo e, finalmente, aumentar suas taxas.

8. Faça valer a sua primeira reunião com o cliente

Durante sua primeira reunião ou consulta com um cliente, sua confiança, conhecimento e profissionalismo influenciarão sua percepção de valor. Se você seguir um processo organizado, fizer boas perguntas e levar seus clientes a sério, eles instantaneamente obterão uma melhor compreensão de sua habilidade e nível de experiência, provando que você vale a taxa mais alta.

Se sua primeira reunião com um cliente não for tão boa, você pode ter dificuldade em convencê-lo a pagar uma taxa de alto nível.

9. Forneça Cotações de Alta Qualidade

O próximo passo após a reunião inicial com o cliente é fornecer uma cotação. A forma como esta oferta é apresentada tem um grande impacto na aparência legítima do seu negócio.

Por exemplo, um e-mail informal que inclui apenas o custo total do projeto, mas não detalha taxas ou condições de pagamento, não é totalmente profissional. Compare isso com uma oferta de marca com um esboço do projeto, prazos provisórios e informações de arquivamento. É fácil ver com qual apresentação um cliente pode se sentir mais confortável.

Quando você usa uma cotação de alta qualidade em seu processo, ela ajuda os clientes a entender o que podem esperar de você no futuro, pois demonstra suas habilidades organizacionais, profissionalismo e legitimidade como proprietário de uma empresa freelance.

Além disso, os clientes que têm uma compreensão clara dos custos e expectativas em termos de pagamento, termos e serviços que você fornece são mais propensos a aceitar taxas mais altas do que os clientes que são mantidos no escuro.

10. Faça com que os clientes cubram os custos

Se você achar que não pode cobrar mais do que a taxa básica, você tem outra opção para obter uma taxa de freelancer mais alta. Em vez de incorrer em todas as despesas comerciais, considere o que você pode razoavelmente pedir a seus clientes para incorrer. Por exemplo:

Software, assinaturas ou materiais específicos do cliente
Tempo tradicionalmente não faturado, como reuniões com clientes ou e-mails que demoram muito
despesas de viagem
Se você está incorrendo nesses custos, comece do zero com novos clientes que os suportam desde o início – especialmente se eles impactaram seus resultados no passado. Você não precisa cobrar taxas mais altas, mas acaba com mais dinheiro no bolso porque não pagará tanto assim.

11. Avalie sua tarifa

De tempos em tempos, você deve avaliar suas taxas de freelance para garantir que as taxas cobradas reflitam sua habilidade e nível de experiência. Converse com outros freelancers, pesquise seus concorrentes e revise seu orçamento e despesas. Isso lhe dará uma ideia do que você deve cobrar, ajudando você a calcular quanto aumentos de preços você deve almejar.

Continua após a publicidade..

Conclusão

Quando você é um freelancer novo, pode ser difícil saber quanto cobrar. Você não tem necessariamente um portfólio completo para apoiá-lo, dificultando a demonstração de suas habilidades para clientes em potencial. Mas à medida que você aumenta sua lista de clientes e desenvolve suas habilidades, suas taxas devem refletir seu crescimento profissional.

Quando você aceita um novo cliente, não é cobrado automaticamente as mesmas taxas que você cobrou de outros no passado. Em vez disso, considere se é hora de se dar um aumento com base na experiência que você ganhou e nas novas habilidades que aprendeu. E aumente seu valor apresentando seus melhores projetos, escolhendo um nicho e acompanhando seu setor.

Continua após a publicidade..

Como ganhar dinheiro tirando fotos – Guia para vender fotos

11 dicas para vender suas coisas online (ideias para iniciantes)