in

Como planejar sua aposentadoria financeiramente

Continua após a publicidade..

Quer planejar sua aposentadoria e garantir um futuro financeiro mais confortável? Então você precisa cuidar de suas finanças agora.

Afinal, você não pode contar com a Previdência Social. A maneira de fazer isso é traçar metas de longo prazo e investir seu dinheiro para pagar depois.

Mas como? Isso é o que você vai descobrir aqui. Continue lendo e confira dicas para planejar a aposentadoria e otimizar sua renda futura.

Aposentadoria: prepare-se financeiramente

O planejamento da aposentadoria é o caminho para garantir a estabilidade financeira no futuro. Portanto, quanto mais cedo você começar a se preparar, maiores serão suas chances de alcançar seus objetivos de longo prazo.

O planejamento se torna ainda mais importante se você não quer ficar dependente do INSS – é recomendável ir além dele para garantir qualidade de vida. Então acompanhe o próximo tópico para saber como aumentar sua renda na aposentadoria.

E aí, você já começou a pensar nessa questão? Neste artigo, apresentaremos as 10 melhores dicas para planejar a aposentadoria. estudam muito!

Comece a planejar o quanto antes.

Investir na aposentadoria desde tenra idade é uma decisão importante no planejamento da aposentadoria. Lembre-se, quanto mais cedo você investir, menos precisará reivindicar a cada mês. Além do mais, suas recompensas no futuro serão ainda maiores.

Nunca se esqueça da importância de pensar com antecedência sobre o seu futuro. Comece a se planejar e se organizar agora para alcançar todos os seus objetivos financeiros com tranquilidade.

Defina seus objetivos

Qualquer tipo de planejamento começa com metas. Aposentadoria não é diferente! O primeiro passo é definir para onde você quer ir. Defina quando você pretende se aposentar, com tempo suficiente para que seu esforço para acumular os recursos que você utilizará na aposentadoria não seja muito grande.

Não faça nada no calor do momento, uma aposentadoria repentina certamente lhe causará problemas financeiros no futuro. Ao definir quando seus objetivos serão alcançados, você terá uma motivação extra para trabalhar com eficiência. Quanto mais cedo e mais você investir, mais receberá a cada mês na aposentadoria.

Saiba em quais receitas confiar

Para planejar uma aposentadoria tranquila, conheça a renda com a qual você pode contar. A seguridade social é um sistema compulsório pelo qual todo trabalhador contribui e é administrado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Esse valor pode variar de acordo com as contribuições feitas ao longo dos anos, mas há um teto (valor máximo recebido). Além disso, o início da aposentadoria depende da idade e quando as contribuições são feitas.

Portanto, é necessário contar com outras fontes de renda, como planos de previdência empresarial ou pessoal. A previdência privada é um investimento que complementa a Previdência Social e garante a aposentadoria com dinheiro no bolso. Nesse plano, você escolhe o valor e o prazo das contribuições, além de decidir quando realizar os resgates, desde que dentro de um período mínimo de carência. Descubra o que funciona melhor para você!

Programa Criador de Benefícios Gratuitos (PGBL)

O regime está disponível para quem declara o Imposto de Renda (IR) no modelo completo, pois todas as contribuições são dedutíveis da base de cálculo do IR até 12% do rendimento bruto anual. No PGBL, o imposto cobrado no resgate será calculado pelo valor bruto.

Benefício Gratuito Gerando Vida (VGBL)

A previdência privada é ideal para quem declara imposto de renda de forma simplificada ou ultrapassa o limite de dedução do IR (12% da renda bruta anual) e contribui para o PGBL. Nesse modelo, o valor do imposto a ser cobrado no resgate é adicionado ao resultado do plano.

Faça uma estimativa

Para planejar adequadamente, estime quanto dinheiro você precisará para manter seu padrão de vida. Neste levantamento, foram considerados principalmente os gastos com moradia, alimentação, saúde e lazer. Dependendo de como você pretende viver na aposentadoria, você pode incluir outras despesas. Com isso, você saberá qual deve ser sua renda de aposentadoria.

Observação: É comum que os gastos com aposentadoria caiam até 20%, porém isso não é uma regra, pois alguns gastos vão diminuir enquanto outros vão aumentar. É importante estar sempre atento aos projetos de vida que pretende realizar.

Calcular as reservas necessárias

Agora que você tem uma ideia de quanto quer ter na aposentadoria, é preciso calcular o tamanho da sua poupança que precisa acumular para que consiga manter sua renda mensal na aposentadoria.

Para um cálculo correto, é necessário levar em consideração a lucratividade após a dedução dos impostos, bem como a receita real (levando em consideração o efeito da inflação). Claro que parar para fazer as contas pode ser um pouco complicado, por isso o melhor é contar com a ajuda de profissionais qualificados nessa tarefa.

Planeje suas economias

Sua renda total de aposentadoria pode não ser suficiente para garantir o padrão de vida que você pretende ter. Nesses casos, a poupança pode substituir a aquisição de ativos suficientes.

Calcule quanto dinheiro lhe resta para atingir seus objetivos e comece a economizar. Decida quais investimentos são melhores para arrecadar os fundos necessários, mas leve em consideração questões importantes como a inflação.

Com todos esses pontos definidos e analisados, é hora de colocar o plano em ação. Tenha uma boa estratégia de poupança e respeite prazos e valores, afinal, você está economizando para seu próprio benefício. Certifique-se de atingir os objetivos declarados dentro do prazo estabelecido.

Considere outros investimentos

Além da Previdência Social, o investimento de longo prazo também pode ser uma ótima saída para quem já pensa em se aposentar, lembrando que os depósitos variam de acordo com as circunstâncias do investidor.

Se você está gostando desse post, também vai gostar desse:

Por exemplo, a negociação de ações é um investimento de longo prazo que pode levar a melhores retornos, mas não há garantias. A lucratividade continua ruim. Portanto, é preciso ter cuidado ao escolher em quais ativos investir. O Tesouro Direto é outra opção, pois investir em títulos públicos tem baixíssimo risco e garante bons retornos.

Avalie os problemas imobiliários

Você é um daqueles que está pensando em investir em imóveis para alugar? Portanto, tente pensar em situações em que essa opção seria benéfica. Por exemplo, como o Brasil ainda cobra juros altos, não há vantagem em financiar um imóvel para locação.

Portanto, o valor de retorno do aluguel não pagará as parcelas do financiamento com juros embutidos. Porém, se você já possui um imóvel, pode considerá-lo uma boa opção de renda para a aposentadoria.

Mantenha as doações regulares

Manter contribuições frequentes e regularidade de investimento é fundamental para planejar sua aposentadoria e manter a estabilidade financeira no futuro. Não adianta investir muito dinheiro em um mês, porque você ainda tem dinheiro e pode guardar para o próximo semestre.

Sem dúvida, a disciplina é o maior segredo para quem quer se aposentar tranquilo. Portanto, mantenha sempre a aplicação regular.

Revise sua estratégia

Depois de algum tempo o plano financeiro precisa ser revisto e verificado para ver se está dentro da estratégia. Analise se você está atingindo seus objetivos e, se a resposta for não, você precisa ajustar seu plano.

Tendo problemas para salvar? Se isso acontecer durante o período de planejamento, economize o máximo possível. Ou seja, se você receber um valor a mais em determinado mês, guarde um pouco para compensar os momentos difíceis.

Em alguns casos, pode ser necessário adiar o momento dos sonhos quando o planejamento da aposentadoria dá errado. Para que isso não aconteça, fique atento às dicas dadas e avalie se seria mais vantajoso reduzir o padrão de vida da aposentadoria ou ajustar o estilo de vida atual. Dessa forma, adiar a aposentadoria pode não ser necessário.

Continua após a publicidade..

Independente disso, analise a situação e veja qual é o melhor plano de aposentadoria para você alcançar seus sonhos e objetivos. Lembre-se, quanto mais cedo você começar a planejar a aposentadoria, mais poderá economizar e menos esforço será necessário para atingir seus objetivos futuros. Afinal, o planejamento financeiro é essencial para a sua vida.

Gostou do post? Então compartilha nas redes sociais e assina nossa newsletter para receber os melhores conteúdos sobre gestão e tecnologia na caixa de entrada do seu e-mail.
Post desenvolvido por : Redação da Sublime Finanças

Continua após a publicidade..

Bolsa em alta, investidores focam no discurso do governo.

Cinco ações boas em 2023, segundo o gerente da Avantgarde