in

Como se organizar financeiramente para as festas de final de ano?

Dadas as pressões financeiras e sociais que acompanham as festividades limitadas em 2020, não é difícil imaginar o que se pode esperar no que pode ser considerado a época mais festiva do ano: o Natal e depois da véspera de Ano Novo.

Decorações, roupas novas, presentes, ceias de Natal, viagens e festas de fim de ano… as festividades desta estação podem deixar uma marca significativa em nossos saldos bancários. Você e sua família podem estar pensando: Agora, como você organiza suas finanças para tudo isso?

Essa tarefa pode ser estressante, mas saiba que não é impossível. Ao longo deste artigo, você encontrará dicas de compras e economias, além de como se preparar financeiramente para o próximo ano.

Defina um orçamento para sua lista

O primeiro passo é olhar para suas finanças e entender quanto você vai precisar gastar. Defina um orçamento para tudo em sua lista. Com ele, você poderá identificar todas as suas despesas, definir limites para cada uma e oportunidades para economizá-las e controlá-las.

Evite parcelamentos no cartão de crédito

Pessoas especiais merecem presentes especiais, certo? Mas você não precisa se endividar para isso. Cuidado com o cartão de crédito, principalmente parcelando para “aliviar a conta”. Avalie a probabilidade de uma compra à vista. Além de pechinchar por descontos maiores, você também pode evitar que as cobranças se acumulem após uma reviravolta.

Continua após a publicidade..

Seja organizado e criativo

Vai decorar seu ambiente? Onde você colocou seus enfeites antigos? Pense em usá-los, afinal eles só aparecem uma vez por ano.

E presentes? Temos o famoso “amigo secreto” que sustenta a definição de valor. Incorpore algo que todos possam usar.

Vamos celebrar a união novamente? Fortalecer o mutirão para que a contribuição de cada amigo/familiar não prejudique o bolso. Para o jantar, que tal todos contribuírem com um prato? Ou arrecadar uma quantia de dinheiro cada um para organizar esta ocasião tão especial?

Ah, não deixe as compras para o dia anterior, pois os preços tendem a subir muito. Planeje suas compras e pesquise preços para não pagar mais caro por elas.

O Ano Novo está logo ali…

Bem, não basta pensar nessa época, é preciso saber o próximo mês, o mês em que começa o novo ano. Sim, janeiro. Este mês vem com contas pesadas: mensalidades escolares, material escolar, IPTU, IPVA, DPVAT, seguros e muito mais.

Ainda em dezembro, planeje seu orçamento para o próximo ano, informando para onde deve ir o seu dinheiro. Faça sua lista com previsões realistas e use seu dinheiro com sabedoria. O número 13 agora é um grande aliado. Evite deixá-lo em sua conta corrente para não gastá-lo sem pensar no futuro. Considere liquidez e segurança ao aplicar este recurso.

Se você ainda não formou sua reserva para contingências, coloque essa meta no topo da sua lista de prioridades. Na dúvida, procure ajuda profissional de um planejador financeiro.

Por fim, use esse tempo para priorizar o que realmente importa e lembre-se: Gastos moderados em dezembro já são uma ótima maneira de começar um ano novo próspero!
Boas festas!

5 ideias para melhorar sua vida financeira em 2022

Tesouro Direto: Veja essas 3 dicas para investir melhor nesse ativo.