É mais um ano para nos despedirmos, e junto com a espera do ano novo, vem também o novo e muitos sentimentos. Avaliamos o que realizamos, o que não foi feito e, principalmente, o que queremos que seja diferente.
Depois de malhar, melhorar suas finanças é um dos nossos maiores compromissos. Queremos investir melhor, economizar mais dinheiro e realizar mais projetos e sonhos. Mas acabamos seguindo o fluxo sem mudar nada, e quando vimos, mais um ano se passou. Sei que a vida é agitada, por isso separei alguns truques simples que posso incorporar no meu dia a dia.
Vamos focar em ações que gerem mais resultados e sensação de bem-estar e controle.
#1 Mude seu padrão de consumo
Quantas vezes não avaliamos cuidadosamente nossos gastos e acabamos comprando algo que não faz sentido e não nos faz bem. Um truque para evitar que isso aconteça é criar uma lista de requisitos. Eles podem ser usados para serviços que vão desde compras de supermercado, utensílios domésticos, roupas até reparos de automóveis. Observe sua casa e sua vida diária. Você também pode definir a prioridade de todos os itens da lista, o que ajuda a programar a ocorrência dessas compras e serviços.
Faça um tour pelos armários, guarda-roupas, objetos e móveis de sua casa e lembre-se da frase “Ano Novo, Vida Nova”. Aproveite esse espírito renovado e livre-se de coisas que não fazem mais sentido (observe o descarte, está tudo bem, opte por doar).
Ter uma vida mais fácil e simples e se concentrar nas coisas que realmente importam para você o tornará mais feliz.
#2 Menos metas, porém concluídas
Selecione alguns projetos para o próximo ano. Não adianta fazer uma lista de desejos enorme e não conseguir realizar nenhum deles. Quando concentramos nossa energia em um ou dois projetos, nossas chances de sucesso são maiores. Isso porque, se possível, conseguimos nos concentrar em menos coisas para fazer e evitar a frustração. Se você quer comprar um carro, viajar, comprar uma casa, fazer exercícios, começar uma nova aula, sugiro que escolha no máximo três.
Priorize a implementação do projeto, mas faça isso definindo prioridades. Muitas pessoas desistem ou ficam frustradas porque tornam seus objetivos muito cansativos para serem gerenciados diariamente. Facilita o processo e acredito que quando a conquista chega, te motiva a inspirar outras pessoas. Não desista, tenha paciência. passo a passo.
#3 Faça do seu jeito, mas faça
Encontre maneiras de controlar os gastos. Se você não gosta dessa ferramenta, ela não precisa estar em uma planilha, cheia de abas e fórmulas. O que importa é que você se encontre nessa organização. Sabe o que não funciona? Você não sabe o que está acontecendo. Se preferir notebooks, use Notebooks, Apps, Download Apps.
Um grande aliado, quando usado corretamente, é o cartão de crédito. Os detalhes da fatura nos ajudam a determinar onde gastamos, quanto e quando. Se a última opção lhe agradar, defina uma meta de cobrança mensal com base em sua renda mensal. Se desejar, você pode criar duas categorias principais: Taxas Fixas e Taxas Variáveis. Você pode pagar contas mensais de mesmo valor ou bem próximo (taxa fixa) com seu cartão de débito e utilizar o cartão para despesas variáveis como supermercados, farmácias, lazer e compras.
Então você tem um termômetro para medir quando deve cortar para não ultrapassar seus objetivos. Lembre-se, o objetivo não é o limite do seu cartão. O gasto alvo depende do que você realmente pode pagar. Fique ligado!
#4 Seus sonhos em primeiro lugar
Pague-se antes de gastá-lo. Um comportamento comum é focar no consumo: “Se eu tiver alguma coisa, eu guardo”. Sabemos que dificilmente vai funcionar, ou gastamos todo o nosso dinheiro e não investimos nada, ou guardamos menos do que esperávamos. Se você precisa economizar R$ 1.000,00 por mês para uma viagem que deseja fazer, imagine que esse valor é uma dívida que você tem. Então, assim que o dinheiro está na conta, ele tem que ser investido separadamente para viajar. Pessoas que realizam seus sonhos, priorizam-nos.
#5 Conhecimento nunca é demais
Tente pesquisar mais informações sobre finanças, investimentos e economia. Se você não gosta de ler, ouça podcasts, assista a vídeos, traga o assunto para seu círculo de amigos.
Quanto mais você souber sobre esses tópicos, mais interessantes eles serão para você. Uma melhor compreensão desses temas lhe trará mais sabedoria em suas escolhas cotidianas, desde o consumo até o investimento e a formação de riqueza. Mesmo que você tenha alguém para te ajudar financeiramente, estar ciente da situação pode te dar uma melhor compreensão das cotações e orientações que o profissional oferece.
Que você coloque essas dicas em prática e tenha um 2022 proveitoso.