in

Conheça os 6 melhores simuladores de investimentos do mercado

Com a grande variedade de produtos financeiros no mercado, os investidores podem se sentir perdidos e não saber por onde começar ou por onde continuar construindo seu portfólio.

Com o auxílio da tecnologia, os investidores podem utilizar ferramentas modernas para simular o desempenho de aplicações de renda fixa.

No artigo de hoje, você conhecerá os principais simuladores de retorno do mercado para descobrir os melhores investimentos para este ano e o futuro do seu portfólio. Além disso, você aprenderá a executar simulações da maneira mais adequada para atingir seus objetivos.

O que é um simulador de investimentos?

Inicialmente, deve-se dizer que as simulações de investimentos podem ser realizadas principalmente em investimentos de renda fixa, uma vez que as cotações de produtos de bolsa como ações, FIIs e BDRs mudam a cada dia.

Em suma, um simulador de investimentos é uma ferramenta que permite especificar o retorno esperado do seu investimento em um determinado período de tempo.

Com esta solução, você pode comparar produtos do mercado financeiro, ver quais são os maiores rendimentos, entender risco, taxas de juros e decidir onde investir com base em quanto deseja investir, seus objetivos e perfil do investidor.

Em geral, os simuladores são úteis para quem está começando a investir e para quem já possui um portfólio e deseja expandi-lo.

Como funciona e como simular um investimento?

Por ser uma ferramenta muito simples, o simulador de investimentos é muito fácil de usar e entender os resultados.

Basicamente, o investidor deve informar ao simulador alguns dados, que normalmente são:

Como simular investimentos:
Valor Aplicado: Quanto você quer investir hoje.
Duração: por quanto tempo os fundos serão investidos.
Nível de risco (opcional): filtre os investimentos que são menos arriscados ou mais arriscados.
Valor da Contribuição Mensal (opcional): Em alguns emuladores, você pode incluir o valor que deseja contribuir para o aplicativo a cada mês.

Continua após a publicidade..

De posse desses dados, o simulador buscará a melhor alternativa com os parâmetros de busca selecionados e rentabilidade esperada dentro do prazo de notificação.

Tenha em mente que os resultados não são garantias absolutas de ganhos futuros, mas sim estimativas baseadas em cenários na data simulada.

O simulador calcula os resultados com base em previsões de mercado e retornos aproximados. Dessa forma, podem não retratar totalmente a realidade, pois os investimentos também são afetados pelas taxas de juros econômicas e pelos custos de gestão dos investimentos.

Qual é o melhor simulador de investimentos?
Agora que você já sabe o que é um emulador e como ele funciona, vamos dar uma olhada nas melhores soluções online para encontrar o app perfeito para sua carteira.

Os melhores simuladores de investimento do mercado são:

1. Simulador de Renda Fixa da Sublime

Com o Simulador de Renda Fixa do Sublime, você pode encontrar e comparar vários tipos de renda fixa simultaneamente em segundos gratuitamente.

Para utilizar esta solução, basta informar o valor do investimento e o período de aplicação (1, 2, 3, 5 ou 10 anos). O sistema então retornará para a melhor opção.

2. Simulador de investimento em CDB da Sublime

O emulador de CDB do Sublime funciona de maneira semelhante. Ao contrário do primeiro, ele buscará apenas nos CDBs disponíveis.

Ou seja, os resultados exibidos serão filtrados usando esse tipo de rubrica de renda fixa, que é uma solução ideal para quem já sabe que tipo de investimento quer fazer.

3. Simulador de Renda Fixa Móvel

Além de pesquisar investimentos fixos e flutuantes, o Simulador de Renda Fixa Mobil permite que os investidores comparem CDB, LC, LCI e LCA.

Você também precisa dizer quanto quer investir inicialmente, o prazo (meses ou anos), e se quiser, quanto vai investir a cada mês.

4. Simulador de Investimento Monetário

No Simulador de Investimentos Monetus, basta arrastar as réguas para os valores de depósito inicial e mensal e níveis de risco, e a ferramenta exibe os resultados.

Na compilação, além de comparações com a Poupança e a Tesouraria Selic, a solução vai dizer quanto você terá em 10 anos.

5. Comparador de Fundos de Investimento Monetus

O Comparador de Fundos de Investimento da Monetus permite que os investidores acessem mais informações sobre tais aplicações.

Basta preencher o CNPJ do fundo (você encontra facilmente essa informação no Google) e a ferramenta mostrará: rentabilidade em relação ao CDI, nível de risco, liquidez (prazo de resgate), retorno em 12 meses, taxa de retorno e aplicação mínima desde começar.

Além disso, a solução permite visualizar a composição da carteira do fundo e outras informações sobre a estratégia do gestor e as taxas cobradas.

6. Simulador de Investimento Direto do Tesouro

Por fim, o simulador Tesouro Direto permite descobrir qual segurança pública é melhor para seus objetivos.

Para isso, você precisa informar o que quer fazer com o dinheiro (aposentadoria, estudo, carro novo, reserva de emergência, etc.), o período de investimento e o valor do investimento.

Além disso, permite realizar simulações específicas caso já conheça o título a que se candidatar.

Como investir em ativos encontrados no simulador?

Por fim, depois de fazer suas simulações e comparações para decidir onde investir, é hora de comprar o ativo.

Como você pode ver, através do próprio simulador, os investidores foram direcionados para a área de investimentos.

Para comprar qualquer ativo do mercado financeiro, você deve ter uma conta ativa em uma corretora. Em seguida, basta seguir as etapas no infográfico abaixo para concluir sua inscrição.

ETF de Renda Fixa: descubra o que é e se vale a pena investir

Onde investir 1000 reais hoje? Veja o que comprar no mercado!