Durante o inverno, nossos hábitos em casa mudam tanto que podemos notar mudanças significativas em nossas contas de luz. No entanto, você pode economizar eletricidade durante os meses mais frios. Veja nossas dicas:
Mudar hábitos
A tendência do inverno é sair menos e ficar mais dentro de casa. Como resultado, as luzes permanecem acesas por mais tempo e usamos computadores, TVs, etc. Por outro lado, reduzimos o uso de condicionadores de ar e ventiladores.
A menos que usemos a função de aquecimento de um aquecedor ou ar condicionado, o consumo de ar condicionado diminuirá – principalmente porque o Brasil é um país que geralmente não tem invernos rigorosos.
Um item que costuma fazer o papel de vilão no inverno é um chuveiro elétrico. Com banheiras mais longas e mais quentes, o consumo de energia aumenta muito.
Como economizar energia elétrica no inverno
Chuveiro elétrico
Se o maior vilão do uso de eletricidade é o chuveiro, tente diminuir o tempo do banho. A melhor hora para tomar banho é à noite, quando a água do tanque já está pegando o calor do sol (dia de sol, claro). Desta forma, o chuveiro tem que fazer menos trabalho para atingir a temperatura adequada.
Ar-condicionado
A maioria das pessoas pensa em dispositivos que usam energia como condicionadores de ar. Mas isso não precisa ser verdade. Se você quiser usá-lo para aquecer sua casa no inverno sem gastar muito dinheiro, recomendamos definir seu termostato entre 23°C e 26°C.
Geladeira
Um erro que a maioria das pessoas comete é nunca mudar a temperatura da geladeira. Em dias frios, não é necessário manter o termostato no máximo, mesmo que a geladeira esteja cheia.
Use o forno
Quem cozinha muito sabe: um forno aceso é sinônimo de aquecimento instantâneo na cozinha. No verão, assar pode ser desconfortável, mas no inverno combinamos utilidade com prazer: além de alimentar, um delicioso assado ou um bolo perfumado aquece a casa.
Deixe o sol entrar
Nos dias de sol, mantenha as cortinas abertas. Se estiver muito frio para abrir as janelas, pelo menos deixe o sol entrar para que você possa aquecer sua casa sem desperdiçar eletricidade.
Não apenas no inverno, devemos tomar medidas para economizar eletricidade. Veja nossas dicas sobre como economizar energia em seus eletrodomésticos o ano todo.
*O resultado final deste processo pode variar de acordo com os materiais e produtos utilizados e o uso correto do equipamento.
Outras dicas importantes
– Não ligue a TV por nada. Se todos os brasileiros desligassem suas TVs por 1 hora por semana, a economia de energia elétrica em 1 mês seria suficiente para cobrir o consumo mensal de energia dos cerca de 148 mil habitantes das cidades de Votuporanga e Registro (SP).
– Desligue o computador quando não estiver em uso. Muitas pessoas estão acostumadas a deixar o computador de casa ou do trabalho sem interrupções, às vezes para downloads ou apenas por conveniência. Recomenda-se desligar o computador quando não estiver em uso por mais de 2 horas. O monitor deve ser desligado após 15 minutos sem uso.
– Evite abrir a porta do refrigerador sem motivo, pois o ar quente entra e o motor do aparelho é forçado a usar mais energia para resfriar novamente. Ao colocar ou retirar alimentos, faça tudo imediatamente – com cuidado. E não guarde alimentos e recipientes quentes na geladeira, pois isso aumenta o consumo de energia.
– Verifique se a borracha da porta do refrigerador está intacta, pois isola o interior do refrigerador e evita maior consumo de energia.
– Recolha o máximo de peças possível para usar a máquina de lavar. Isso ajuda a economizar energia e água.
– Se possível, pendure camisetas, camisas e camisas em cabides e deixe secar sem enrugar. Dependendo do tipo de tecido, essa peça pode até ir direto para o armário sem passar o ferro.
– Ao engomar roupa, recolha também o máximo de roupa possível para um engomar. Antes de ligar o ferro, separe suas roupas por tipo de tecido – algumas exigem uma temperatura mais alta, outras exigem uma temperatura mais baixa. Comece com as roupas que precisam da temperatura mais baixa, depois aumente a temperatura e passe as roupas de algodão.
– Na compra de equipamentos, procure o selo ou etiqueta Procel do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que indica o mais econômico.