in

IR 2022: Quase 10 milhões de declarações não foram entregues.

A 13 dias do prazo de entrega da Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022, 10,8 milhões de contribuintes ainda não acertaram suas contas com o fisco. A Receita Federal informou que até as 11h de quarta-feira, 23.216.964 declarações haviam sido arquivadas.

Até 31 de maio, último dia de entrega, são esperados 34,1 milhões de documentos. Os contribuintes com renda tributável superior a R$ 28.559,70 no último ano são obrigados a apresentar declaração de imposto de renda.

A declaração pode ser enviada por computador em gov.br/receitafederal, ou por tablet ou smartphone, por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda.

Quem não o fizer, deverá pagar multa mensal de 1% do valor do imposto de renda devido, com limite de 20%. O pagamento mínimo da multa é de R$ 165,74.

Para facilitar a prestação de conta, o contribuinte pode acessar a ficha pré-preenchida, além de efetuar o pagamento de Darf via Pix, neste ano.

Restituição

O contribuinte que, embora desobrigado da entrega da declaração, desejar obter a restituição do imposto de renda retido na fonte durante o ano-calendário, deverá fazê-lo por meio da entrega da declaração.

O pagamento da restituição é feito por meio de crédito em conta corrente bancária ou poupança de titularidade do beneficiário (a conta precisa estar no nome do declarante), informada na declaração de Imposto de Renda, admitidas as exceções no caso de contribuinte falecido, menor de idade, incapaz ou com saída definitiva do país.

As restituições começam a ser pagas em cinco lotes a partir do dia 31 de maio. Os contribuintes que enviarem a declaração primeiro receberão a restituição nos primeiros lotes.

Consumo de luz é maior no frio; veja dicas para economizar.

Pedir aumento na empresa não é errado. É um direito seu!