in

Este é um excelente momento para entrar no mercado de criptoativos

Este é definitivamente um excelente momento para entrar no mercado de ativos digitais e criptoativos. Após vivenciar a alta do mercado em 2017 e a “ressaca” de 2018, o período tenso em 2020 e a nova alta no primeiro semestre de 2021, pode-se perceber o quão maduro o mercado atingiu um ponto crítico.

Nas últimas semanas, além do recente debate sobre energia discutido em meu artigo anterior, também fizemos uma série de perguntas sobre o futuro dos preços desses ativos, porque nas últimas semanas temos vivido desde as altas deste ano. O retorno de chamada é mais de 50%.

Este é um excelente momento para entrar no mercado de criptoativos | Future  of Money | Exame

Alguns analistas acreditam que a zona de preço de US $ 29.000 será o preço mais baixo do Bitcoin este ano, que é o melhor preço de compra-alvo. Outros acreditam que devemos esperar o preço de “financiamento de teste” e tentar voltar para a faixa de US $ 20.000, e o mercado ainda cairá drasticamente.

Considerando essas duas opiniões completamente diferentes, acho que a primeira pergunta que precisa ser feita é: O preço é importante ou não?

Recentemente, sempre que a agenda é Bitcoin e Criptoativos, o preço desses ativos é discutido e se é o melhor momento para comprar ou se devemos esperar o preço para “testar os fundos antes de entrar no mercado”.

Nessa discussão sobre preços, nossas opiniões e análises são as mais diversas, embora alguns analistas digam que não chegamos ao fundo do poço (preço mínimo), a primeira pergunta que precisamos responder é: o preço é importante ou não?

Para responder a essa pergunta, precisamos entender quem é o interlocutor. Para traders profissionais, independentemente da classe de ativos que está sendo analisada, o preço é importante. De resto, o preço não é importante. Se você não quer ganhar um spread, você não é um investidor profissional, ou nem mesmo entende o que são esses termos, então o preço realmente não importa, este artigo é para você.

A razão pela qual digo que o preço não é importante se baseia em quatro características: Na minha opinião, elas representam mais de 90% da matriz de decisão sobre se investir em criptomoedas. Eles estão resumidos a seguir, mas irei apresentá-los um por um nos próximos quatro artigos.

Volatilidade

Em termos de investimento em criptomoeda, este é sem dúvida o fator que causa o maior ruído.

A volatilidade é um indicador estatístico e um dos métodos mais utilizados para medir o risco de um determinado ativo. Basicamente, mede a intensidade e a frequência das flutuações dos preços dos ativos financeiros. Quanto maior for a variação no preço de um ativo em um período de tempo especificado, maior será a volatilidade e, portanto, maior será o risco do ativo.

O problema com as criptomoedas é que elas têm alta volatilidade e, portanto, trazem riscos maiores, mas é importante entender que isso não é necessariamente negativo. A volatilidade das criptomoedas pode ser usada no balanço da carteira de investimentos, e mecanismos estruturados, como contratos de futuros e opções, podem ser estabelecidos para que carteiras de investimento muito interessantes possam ser derivadas.

Ativos não relacionados

A ciência provou que a melhor maneira de memorizar novas informações no cérebro é encontrar uma certa relação com o que é conhecido. Isso significa que os pensamentos humanos estão sempre tentando estabelecer conexões entre fatos aleatórios, tentando encontrar algum tipo de ponte entre eles.

Ao analisar ativos, também tentamos realizar essa análise por meio de correlação. Por exemplo, nossa ideia é entender que se o preço do óleo WTI cair 10%; o que acontecerá com ativos expostos a essa commodity, como a Petrobras (SA: PETR4).

Na análise de portfólio, a correlação entre os ativos do portfólio; é geralmente analisada como uma forma de medir a exposição e o nível de risco. Ainda no exemplo acima, se a commodity cair muito, aqueles cujas carteiras de investimentos estão principalmente expostas a ativos; relacionados ao petróleo podem sofrer mais perdas.

Quando falamos sobre criptomoedas, é difícil traçar correlações com outras classes de ativos, o que é uma vantagem. Muitos analistas apontam que essa nova categoria de ativos digitais pode ser usada como um “hedge caótico”; ou seja, um seguro contra o eventual colapso de outras classes de ativos, justamente porque nada tem a ver com nenhum ativo.

Assimetria

Um dos fatores mais importantes a considerar ao tomar decisões de investimento. A ideia é encontrar ativos que tenham uma curva convexa e uma distribuição assimétrica das relações risco-recompensa.

Em suma, este formato de análise visa encontrar a diferença (assimetria) entre a curva de distribuição de risco-recompensa e a curva normal para um determinado ativo.

A ideia é que busquemos sempre uma assimetria de retorno positivo, ou seja, uma perspectiva de retorno maior para o mesmo nível de risco.

Isso faz sentido em criptomoedas quando consideramos o potencial tecnológico e o momento atual.

Impacto da tecnologia nos criptativo.

Quando consideramos criptoativo, principalmente ativos digitais, geralmente nos inspiramos nos fatores técnicos considerados para tais ativos.

Blockchain ou tecnologia de registro distribuída (DLT), a tecnologia que existe nesta classe de ativos tem um poder de ruptura que pode afetar nossas vidas diárias e a maneira como entendemos dinheiro e investimentos e outros campos econômicos.

A questão é que estamos no início da curva de adoção dessa tecnologia e o desenvolvimento acaba de sair da fase embrionária.

Por exemplo, assim como em 1997, os gigantes da Internet estão agora em ascensão, quase sem usabilidade e atendendo quase exclusivamente a geeks inovadores.

Quando falamos em cripto ativos, vários analistas apontaram que essa nova categoria de ativos digitais pode ser utilizada como um “hedge caótico”; ou seja, uma espécie de seguro contra o eventual colapso de outras classes de ativos, justamente porque interage com qualquer tipo de ativo Não importa. A reserva potencial de valor no futuro, ou o que Ray Dalio chama de “ouro milenar”. Outra definição de Dalio é “opção de compra indefinida”, que é considerada um derivado (opção de compra) da crise financeira e sistêmica final no futuro.

7 Momentos Importantes do Mercado de Criptoativos nos Últimos Dias

Por isso, acredito que, de fato, este pode ser um dos melhores momentos para entrar no criptoecossistema; porque o risco sistêmico desse mercado está finalmente diminuindo, e o potencial impacto está cada vez maior. Talvez o maior risco seja realmente perder essa oportunidade.

Veja também: Dogecoin pode ser usada como pagamento por biscoito canino do Burger King!!

Dogecoin pode ser usada como pagamento por biscoito canino do Burger King!!

Nubank vai usar sistema da Ripple para envio de dinheiro ao exterior.