in

Quais são os impactos nos investimentos?

Continua após a publicidade..

Os mercados financeiros e sua carteira de investimentos podem ser afetados por diversos fatores. Estes incluem o preço do petróleo e a provável eventual subida ou descida do produto ao longo do tempo.

Se você olhar para trás nos últimos anos, notará que o preço do barril de petróleo experimentou altos e baixos e isso afetou os preços dos ativos financeiros. Portanto, é necessário entender como esse fator afeta sua estratégia e como se proteger da volatilidade do mercado.

Neste post, nosso tempo da Sublime Finance mostra como os altos preços do gás podem afetar seus investimentos.

Verificar!

O que é a internacionalização do comércio de petróleo?

Antes de entender o impacto do preço do petróleo no mercado, é preciso entender porque esse produto é tão importante. De fato, o petróleo é considerado uma commodity energética e está vinculado a diversos acordos comerciais internacionais.

As empresas petrolíferas devem muito ao fato de ser a fonte de energia mais relevante e utilizada no mundo. Por meio dela, são sintetizados compostos como gasolina e diesel, que por sua vez são fornecidos separadamente e relacionados ao volume do produto.

Assim, mesmo com os esforços para reduzir o consumo de combustíveis fósseis, o petróleo continua sendo o último grande mercado global. Portanto, qualquer mudança nas condições comerciais deste produto pode economizar alguns dólares.

Qual é o impacto do aumento dos preços globais do petróleo na economia e no investimento?

Ao entender a importância do petróleo no mundo, fica mais fácil entender as consequências do aumento dos preços desse produto. Especialmente em 2022, essa questão começa a exigir mais atenção.

Em março de 2022, o Brent atingiu US$ 139 o barril, o nível mais alto desde a crise imobiliária de 2008 nos Estados Unidos. Em parte, esse movimento é resultado da guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Isso porque a Rússia é um dos maiores exportadores de petróleo do mundo.

No entanto, o petróleo tem apresentado uma tendência de alta devido à pandemia de covid-19. Soluções petrolíferas para atividades periféricas e também como forma de produção.

Com o aumento da oferta de investimentos, as cotações de produção aumentaram, mas devido à mineração e produtos não reconhecidos nos últimos anos. Começa a subir devido a esse melhor preço entre oferta e demanda.

No entanto, a tendência de alta pode causar vários aspectos da economia mundial e dos mercados de investimento. Quer saber quais são esses efeitos?

Portanto, são elas as principais consequências dessa situação no mercado!

Os preços das commodities sobem

Para uma das outras commodities mais importantes que podem ajudar a construir um ciclo de outras commodities com preços globais.

Nesse cenário, a demanda por gás natural, etanol de cana-de-açúcar e outros produtos pode aumentar naturalmente. Dessa forma, esses valores brutos podem representar a possibilidade de preço.

Além disso, o aumento dos preços beneficia o desempenho das empresas e dos países exportadores do produto. Dessa forma, investimentos em, por exemplo, ações de companhias de petróleo podem ser favorecidos.

Aumento da inflação

Outro efeito dos preços mais altos do petróleo envolve a inflação. Isso acontece porque o produto afeta diretamente o preço de outros itens importantes, como produtos químicos. Assim, toda a cadeia produtiva pode ser determinada.

Por exemplo, os custos de envio de matérias-primas e produtos são mais altos. Geralmente, esse preço tende a ser repassado ao consumidor final, elevando a inflação.

No mercado de investimentos, esta é a redução na lucratividade real realizada – este é o retorno do investimento, descontando a taxa de inflação. Portanto, em um período impulsionado pela inflação, os investimentos devem apresentar um desempenho para mostrar uma evolução real.

Interesse aumentado

À medida que a inflação sobe, políticas mais rígidas são geralmente seguidas. No Brasil, por exemplo, isso costuma se refletir na decisão do Banco Central (Bacen) de elevar a taxa básica de juros (Selic).

Essa comodidade dificulta a obtenção de crédito e pode prejudicar o desenvolvimento econômico. Por outro lado, essa é uma situação que pode aumentar o retorno dos investimentos associados a essa métrica, como os títulos de renda fixa. Por outro lado, os ativos de renda variável podem torná-los menos atrativos.

Cair sem dólares

Entre outros efeitos, preços mais altos do petróleo – e preços ainda mais altos de outras commodities – podem alterar o desempenho do dólar. Por exemplo, com o aumento da taxa Selic, mais investidores podem ser atraídos para o Brasil.

Um eventual desempenho positivo das empresas de commodities pode reforçar esse estranho fluxo de capital estrangeiro. Portanto, a tendência é aumentar a disponibilidade de dólares no mercado, o que pode levar a uma valorização do dólar.

Como investir nesta situação?

Até agora, você viu as principais razões para o aumento dos preços do petróleo e como essa situação afeta os mercados globais de comércio e investimento. Agora, é preciso entender como investir nessa situação.

Uma das principais dicas é focar na diversificação. Ao escolher ativos de uma variedade de classes, mercados e níveis de risco, você pode evitar que seu dinheiro dependa de algumas condições de mercado. Portanto, a volatilidade pode ser protegida e evitada ou protegida.

Além disso, você pode lucrar com o aumento dos preços de commodities, como o petróleo, investindo. Nesse sentido, pode ser interessante buscar ações do setor para captar esses movimentos.

No que diz respeito ao seu perfil de investidor e seus objetivos, existem oportunidades para operar com derivativos. Por exemplo, com contratos futuros, você pode se posicionar para apoiar o aumento dos preços do petróleo e lucrar se esse movimento se concretizar – apesar dos riscos.

Ainda assim, é possível considerar investimentos de renda fixa atrelados à inflação. Eles podem ser usados ​​para mitigar os efeitos da inflação e proteger seus ativos à medida que crescem.

Continua após a publicidade..

Neste artigo, você aprendeu o que causou a alta dos preços do petróleo e as implicações dessa situação. Assim, é possível buscar oportunidades no âmbito da proteção do mercado financeiro e até de preços.
Você quer explorar diferentes oportunidades nos mercados financeiros?

Continua após a publicidade..

Corretora Genial Corretagem: Conheça os diferenciais!

O que é flipagem e como funciona essa estratégia? Entenda!