Uma nova forma de pagamento que atende aos gostos brasileiros. Descubra quem criou o Pix e todos os seus benefícios.
A tecnologia beneficia os mercados financeiros
Até agora, você já deve saber o que é o PIX e como ele funciona. Mas você sabe quem criou o PIX? Esta é uma iniciativa do banco central não apenas para facilitar os pagamentos, mas também para aquecer o sistema financeiro do país.
Um dos nomes que podemos citar com esta nova forma de pagamento é Carlos Eduardo Brandt. Carlos é Diretor Adjunto do Departamento de Concorrência e Estruturas do Mercado Financeiro do Banco Central do Brasil. É responsável pela gestão e gestão operacional do Brasil PIX
É considerado um dos principais responsáveis pela implantação da tecnologia PIX no Brasil. Ou podemos citar também o nome do presidente do banco central, Roberto Campos Neto. Roberto escolheu Carlos para liderar o projeto.
Carlos Eduardo Brandt é o único brasileiro a figurar na lista da Bloomberg, que reúne nomes que influenciarão os rumos de importantes áreas em 2021, incluindo negócios, entretenimento, finanças, política, ciência e tecnologia.
Uma nova era no sistema financeiro
À medida que a tecnologia avança, muitas indústrias tendem a mudar completamente a forma como existem. O sistema financeiro não é exceção. Nossa rotina agora tem outra forma de lidar com as transferências bancárias.
Neste caso, as pessoas que criaram o Pix estão nos bastidores. A sua criação está normalmente associada apenas ao banco central enquanto instituição, mas há sempre alguém responsável pela sua implementação no país.
Evolução
Agora que sabemos quem criou o Pix, podemos falar um pouco mais sobre as vantagens dessa tecnologia. O Pix foi inaugurado em 16 de novembro de 2020 e se tornou um método de pagamento muito popular em um curto período de tempo. Com algum ceticismo, gradualmente provou ser um sistema confiável que poderia ser melhorado.
De acordo com o banco central, mais de 423 milhões de chaves PIX foram criadas desde a sua criação. Além disso, o número de transações também surpreende, totalizando 1,6 bilhão de transações.
Novos modos PIX como PIX Saque e PIX Swap também começam no primeiro aniversário em 2021. Com essas opções, os usuários podem sacar ou receber parte de seus fundos em transações comerciais.
Segurança
Como já vimos aqui, uma vez que todas as informações estão centralizadas, sempre existe a possibilidade de fraude ou vazamento. Para minimizar esses problemas, os bancos centrais criaram a possibilidade de descentralização. Usando esta opção, o valor pode ser recuperado em caso de fraude ou fraude.
Para evitar sequestro ou roubo, algumas regras também são implementadas, como o limite de mil reais para transações noturnas.
Curiosidades
O significado do nome PIX não é uma sigla. Na verdade, o nome foi inspirado na palavra Pixel. Refere-se à velocidade e simplicidade da era digital e visa aproximar a tecnologia das rotinas simples do dia a dia.
Conclusão
O advento da era digital mudou nosso cotidiano. Tudo o que envolve o sistema financeiro afeta diretamente nossas vidas. Sabemos que muitas pessoas ainda não têm acesso ao sistema bancário, e o PIX é o responsável pelo acesso de milhões de brasileiros nesse sistema.
Além disso, essa tecnologia traz eficiência e agilidade nas transações e se tornou o principal meio de transferência de escolha dos brasileiros.
Não há dúvida de que as pessoas que criaram o Pix tentaram aproximar as pessoas do banco, fazer transferências não demoradas, ter taxas baixas e ter um cronograma claro. Sua visão é inaugurar uma nova era de dinâmica financeira nacional.