in

Como alcançar a independência financeira

14
Publicidade

Um bom começo para alcançar a independência financeira é aprender a viver um pouco abaixo do que sua renda permite. Isso significa que, no final do mês, suas contas não devem ficar no vermelho ou zero a zero: certifique-se de ter dinheiro sobrando para poupar e investir. Mesmo que você tenha uma boa renda ou tenha acabado de conseguir uma promoção, entenda que as pessoas ricas moram onde precisam e sabem como economizar. Mas o que fazer?

Olhe para os seus custos de habitação

Se o aluguel for alto, renegocie o contrato com o proprietário ou considere encontrar uma acomodação mais barata. Se o seu imóvel for financiado, você pode procurar outro banco e usar a portabilidade de crédito para tentar reduzir o valor da parcela.

Veja suas assinaturas de produtos e serviços

Pesquise os contratos dos serviços que você contrata. Quando alugamos internet, celular e TV a cabo, optamos por pacotes que não utilizamos com muita frequência. Quem passa a maior parte do tempo fora de casa nem sempre tem acesso a tantos canais assinados. Isso também se aplica a taxas mensais que vão diretamente de sua conta para academias nas quais você se inscreve, mas nunca visita. Para começar a eliminar esses excessos, leia Encontre Despesas Invisíveis e Economize .

Escolha um transporte barato

Dirigir para o trabalho é a melhor opção? É necessário ter dois carros em uma casa? Quanto custa o transporte no seu orçamento? Nesta fase da sua vida, é possível vender um carro para ganhar dinheiro, investir pesado e já gerar uma boa renda?

Mudar a forma como viajamos pode ter outros benefícios além da economia. Ao usar o transporte público, você conhece melhor sua cidade e tem tempo para contemplação. Andar de bicicleta ou caminhar faz bem à saúde. E, se um carro for essencial, pode ser mais vantajoso usar um dos aplicativos de transporte compartilhado disponíveis no mercado do que gastar com gasolina e estacionamento. Você já se registrou para esta conta? Veja este artigo sobre como contornar os aumentos de gás.

Conheça o seu consumo de água, energia e gás

Verifique frequentemente o consumo de água, energia e gás. Com mudanças simples de hábitos, como tomar menos tempo no banho e apagar as luzes em cômodos vazios, você pode economizar um investimento. Mesmo sendo pequeno, o bolo vai crescer de tamanho com o tempo se você mantiver o hábito. Temos mais conteúdo no Meu Bolso em Dia para ajudar você a descobrir oportunidades para isso.

Tenha objetivos financeiros claros

Para criar um plano financeiro pessoal, você precisa ter objetivos claros. Metas financeiras representam onde você quer estar. Eles podem ser divididos em curto prazo, médio prazo e longo prazo.

Metas de curto prazo: são metas a serem alcançadas em um período de até um ou dois anos, como reformas de casas ou viagens de férias;

Metas de médio prazo: serão alcançadas em até cinco anos, como fazer MBA no exterior ou o filho adolescente fazer faculdade;

Metas de longo prazo: São metas que serão alcançadas em um período de cinco anos, como comprar um imóvel maior, construir um patrimônio para passar para os filhos, etc. No entanto, o maior e principal objetivo a longo prazo é a independência financeira.

É imperativo que você defina claramente todos os seus objetivos, pois alguns imprevistos ocorrerão antes de você alcançar a independência financeira. Se as metas não forem definidas, há grandes chances de gastar mais do que deveria e cair fora do planejado.

Faça seu dinheiro trabalhar para você

Para alcançar a independência financeira, não basta traçar metas para o futuro. Tome uma atitude e faça seu dinheiro trabalhar para você.

Se você está gostando desse post, também vai gostar desse: Como planejar sua aposentadoria financeiramente

Para isso, é preciso escolher investimentos que se encaixem no seu perfil de investidor e que ofereçam o retorno esperado. Para alcançar os melhores resultados, três áreas devem ser bem gerenciadas: tempo, velocidade e valor.

Manter a disciplina de investir para o longo prazo é fundamental, pois assim os juros compostos tendem a te dar um retorno mais favorável para o seu dinheiro.

Além disso, quanto maior a capacidade de investimento, ou seja, o valor aplicado regularmente, maior será o retorno financeiro futuro.

Concluindo

Independência financeira é aproveitar a vida e poder escolher com quem trabalhar e quais atividades fazer.

Permanecer em boa forma financeira e atingir seus objetivos financeiros tem sido sinônimo de liberdade por anos.

Para se organizar e conquistar a independência financeira, você precisa de planejamento financeiro, disciplina e foco nos seus objetivos financeiros.

Gostou do post? Então compartilha nas redes sociais e assina nossa newsletter para receber os melhores conteúdos sobre gestão e tecnologia na caixa de entrada do seu e-mail.

Publicidade

Post desenvolvido por : Redação da Sublime Finanças

Publicidadex
2

Cinco ações boas em 2023, segundo o gerente da Avantgarde

13

Como evitar armadilhas financeiras comuns