Hoje, com a popularidade dos aplicativos de viagem, descobrir novos lugares ficou mais fácil. Os custos hoteleiros, que representam uma parcela significativa dos gastos com viagens, diminuíram devido à introdução de novas formas de hospedagem. Portanto, o maior custo hoje é determinado pelas despesas de envio. Por isso separamos dicas do app e do site para comprar passagens mais baratas e reservar mais dinheiro para você gastar se divertindo!
Por que os preços de passagens aéreas variam tanto?
Temos o mesmo problema sempre que o assunto são preços de passagens aéreas:
“Por que no mesmo voo dentro do Brasil, um passageiro paga 50 reais por assento, o segundo passageiro paga 150 reais e o terceiro passageiro pode pagar até 300 reais em dia e horário diferentes no mesmo assento?”
A resposta está na lógica do bilhete. Seu modelo de negócios é completamente diferente de outros produtos no mercado.
O que realmente acontece é que a companhia aérea divide o avião em vários grupos, correspondendo a um grupo de assentos, e cada grupo tem uma tarifa diferente e até oferece o mesmo serviço.
Mas essa não é a única razão para as alterações de preços, as companhias aéreas também têm classes de tarifa.
O serviço oferecido será o mesmo, mas com as vantagens de acumular mais milhas por voo e a possibilidade de alterar as datas das viagens gratuitamente.
Então basicamente a empresa vende assentos em lotes, num avião com 100 lugares, a empresa vai vender 12 passagens por 50 reais, 12 por 60 reais e 30 por 90 reais Vendido por 46 por 199 reais.
Com isso, pode haver promoções e passagens muito baratas, que tornam o transporte mais acessível à classe média.
Passagens aéreas mais baratas
Então, como funcionam as promoções e os preços mais baratos?
Devido à diferença de preço entre os blocos, as companhias aéreas podem aumentar ou diminuir o preço de cada bloco conforme necessário.
Se as vendas no 3º distrito forem difíceis, eles podem reduzir o preço da passagem para 59 reais, e quando os ingressos para esses lugares se esgotam, o valor passa a ser 259 reais, dando a impressão de uma disparidade de preço.
Outra estratégia é usar códigos promocionais, que oferecem descontos para todos os grupos tarifários, assim, quando as passagens acabarem, você comprará passagens na faixa de preço imediatamente mais alta.
Com 6 a 10 preços na mesma rota dentro da mesma companhia aérea, se adicionarmos outras companhias aéreas na equação, a tarefa de encontrar a passagem mais barata se torna muito difícil.
Plataformas para se comprar passagens aéreas
Para facilitar o processo de compra, existem plataformas que podem te ajudar a encontrar a passagem mais barata.
Entre eles, alguns se destacam, há promoções e o tráfego de usuários é grande. Os mais populares são:
MaxMilhas;
Decolar;
Submarino Viagens;
Skyscanner;
Kayak;
Google Flights;
Cada uma dessas plataformas é única e ganhou destaque por um motivo diferente, mas todas são excelentes ferramentas para se comprar passagens aéreas.
Saiba mais sobre eles agora:
MaxMilhas
A MaxMilhas opera em um marketplace de passagens baseado em um sistema de compra e venda de milhas.
Ela compra pontos de diferentes programas de passageiro frequente de indivíduos ou companhias aéreas e emite passagens para sua companhia aérea parceira a partir dessas milhas.
Com isso, muitas vezes consegue emitir passagens com preço mais baixo, além de funcionar como um canal entre quem quer comprar passagens com preço mais acessível e quem tem milhas e quer vender passagens.