in

Como fazer reuniões comerciais mais produtivas?

Sua empresa pode não atingir seu potencial de vendas. Mas fazendo algumas alterações em sua equipe de vendas, você pode mudá-la!

Se você deseja mais sucesso de vendas durante as reuniões de negócios, este conteúdo é para você! Com mais de 14 anos de experiência em vendas, Fabio Ricotta já foi líder no espaço comercial da empresa, e hoje sua equipe comercial utiliza tecnologia que gera bons resultados e pode ser utilizada por qualquer negócio – não apenas agências.

Uma rotina comercial estruturada

Você precisa permitir espaço e tempo para todas as etapas e tempos. Em outras palavras: defina quais são todas as etapas das suas vendas e o quanto cada uma vai ocupar sua agenda. Essa rotina é um dos pilares do seu anúncio campeão.

Ter um espaço para a preparação para a reunião

Deve haver algum tempo de análise para preparar o que será discutido na reunião. Não adianta chegar despreparado, pois com certeza outras pessoas vão notar que você não sabe muito sobre o assunto.

Continua após a publicidade..

É muito chato que quando você se inscreve em um serviço, o vendedor ainda pergunta o que você quer. O ideal é que o profissional pesquise sobre a pessoa com quem está conversando.

Portanto, quando se trata de venda consultiva (ou seja, exigir que um vendedor entre em contato com um cliente para concluir uma compra), siga esta estrutura:

Procure pessoas mais relevantes em qualquer rede social com base no tipo de produto que você vende (LinkedIn, Instagram, Facebook, Twitter…);
Visualize a atividade mais recente da pessoa (interações, postagens, compartilhamentos, curtidas…);
Tente encontrar dados relacionados aos produtos que você vende. Não há necessidade de usar essas informações sem essa conexão, ok?
É possível encontrar um “problema” que o produto da sua empresa possa resolver?

Campos da tabela de orçamento

Muitas vezes, em empresas que atuam em vendas consultivas, as oportunidades são concretizadas por meio de formulários de contato e solicitações de orçamentos diretamente no site.

Uma dica interessante é avaliar quais campos são solicitados neste formulário. Todas as informações solicitadas por esse contato são relevantes para a equipe de vendas que está realizando uma venda? Ou existem outros dados que podem ser incluídos?

Análise do site da empresa que pediu o orçamento (em caso de B2B)

Se você tem um negócio que vende produtos no modelo B2B, essa dica vai te ajudar muito! Veja quem solicitou o endereço e confira a empresa para mais informações.

Para isso, é recomendável usar o site similarweb.com e inserir a URL da empresa. A plataforma fornecerá alguns insights:

tamanho da empresa;
quantidade de funcionários;
localização;
tipo de serviço;
tráfego do site;
segmentação por país;
público-alvo;
interesses de público;
concorrentes;
canais que levam acesso para a empresa.

Outro site interessante é o buildwith.com. Basta criar uma conta gratuita e descobrir os seguintes dados:

ferramentas utilizadas no site;
o histórico de uso dessas ferramentas;
se forem instrumentos pagos;
Subdomínios;
redirecionar.
Com todas essas informações, você não precisa iniciar uma reunião de negócios perguntando mais sobre o cliente em potencial.

Com a inflação o poder de compra caiu em 90%.

Posicionamento Estratégico: O que é e quais são os principais tipos?