in

Como investir em fundos imobiliários com pouco dinheiro, na prática!

Continua após a publicidade..

Cada vez mais fundos imobiliários caem no apetite dos investidores brasileiros. Como ótima alternativa para investir em imóveis, torna-se muito importante entender como investir em fundos imobiliários para que possamos tomar decisões de investimento cada vez mais informadas.
Pois bem, no artigo de hoje, vou te ensinar como investir em um fundo imobiliário com muito pouco dinheiro, passo a passo, de uma forma bem simples!

Este artigo será dividido em duas partes:

O que você precisa saber antes de saber como investir em fundos imobiliários
Como Investir em Fundos Imobiliários Usando um Home Broker
Parte 1: O que você precisa saber antes de saber como investir em fundos imobiliários
Antes de investir em fundos imobiliários, é fundamental entender como eles funcionam e por que são uma alternativa ao investimento em imóveis.
O motivo é simples: quando você decide comprar um imóvel e o trata como um investimento, na maioria das vezes a ideia principal é ganhar dinheiro com o aluguel.
Existem várias variáveis ​​com as quais você precisa se preocupar na hora de decidir comprar: burocracia, assinatura de contratos, possivelmente ter que pegar empréstimos em bancos, possíveis reformas ao longo do tempo (e nem sempre conseguir aumentar os aluguéis com eles), com a depreciação do imóvel, etc.
Em outras palavras, é um processo com muitas etapas e variáveis.

No caso dos fundos imobiliários, a dinâmica é diferente. Ao investir em um fundo imobiliário, você se torna acionista de um fundo que possui vários imóveis, mesmo que não tenha imóveis em seu nome.

É como se você estivesse com vários investidores (ao invés de individualmente), e com o dinheiro de todos, você compra uma série de imóveis como hotéis, shoppings, etc.
Por conta dessa dinâmica, investir em fundos imobiliários tem diversas vantagens, como:

– você não precisa ter muito dinheiro para investir em imóveis (100 reais, para você, você já pode investir);
– Os fundos imobiliários são mais líquidos do que investir em imóveis (enquanto você pode vender suas cotas de fundos imobiliários diretamente na bolsa, o imóvel que precisa vender, esperar um comprador, negociar, etc.);
– Os fundos imobiliários têm rendimentos mensais e estes são isentos de impostos!
– O processo de investir é muito mais simples, basta abrir uma conta em uma corretora de investimentos e você terá acesso a uma home broker.

Nota: Você não pode investir no Brasil sem um intermediário financeiro. Portanto, é necessário ter uma conta de corretagem (ou banco). No entanto, como os bancos geralmente cobram altas taxas sobre o investimento, ter uma conta de corretagem é, em última análise, uma opção melhor.
Se você não sabe com qual corretora investir, pode usar a corretora Rico parceira da Primo. Aproveite, porque na Rico, investir em fundos imobiliários tem juros zero!

Nota 2: O que você precisa saber antes de saber como investir em fundos imobiliários
Para esta segunda parte, usarei o corretor da página inicial da Regal Brokers para mostrar o passo a passo. Então é melhor você abrir uma conta lá.

Passo 1: Digite o home broker do corretor
Um corretor local é uma plataforma dentro do ambiente de login do corretor que permite acessar a bolsa de valores. Todos os corretores têm um.
Acessar o Home Broker da Rico é fácil: basta acessar sua conta e clicar no botão no topo do site onde está escrito “Access Home Broker”. A imagem a seguir mostra a localização dos botões:
Quando você clicar no botão, ele carregará uma nova página. Ela é uma corretora da família.

Passo 2: abra a caixa de compra do REIT
Para investir em fundos imobiliários dentro de um home broker, é preciso abrir o que chamamos de “caixa de compras”. Basicamente, é como abrir uma guia em um proxy doméstico, exatamente como faria em um navegador de internet.
Para abrir, basta clicar no botão mostrado na imagem abaixo:
Ao clicar no botão, uma “caixa” aparecerá na tela. Ele é uma caixa de compras.

Passo 3: Preencha as informações do fundo imobiliário necessário para o investimento
Na caixa de compra, você deve ter notado que há muitas informações. Se você não entende o que são, aqui está uma explicação sobre eles:
Ativo: O código do fundo imobiliário dentro da bolsa.
Tamanho de Lote Padrão: Os ativos na bolsa de valores são sempre negociados em “tamanhos de lote”. No entanto, quando você compra um fundo imobiliário na bolsa de valores, o que você está fazendo é comprar as cotas do fundo, e não comprar a granel.

Por exemplo, essa dinâmica não é o mesmo que comprar ações, onde você compra 100 ações da mesma empresa.
Mercado: Refere-se ao modelo de mercado. Por padrão, você negociará no mercado à vista, que é o mercado tradicional.

Quantidade: Aqui você informará exatamente quantas ações deseja comprar do fundo imobiliário.

Preço: Aqui você inserirá o preço pelo qual deseja comprar o fundo imobiliário. Idealmente, use a caixa de cotação para orientar o valor de sua compra para que você possa ver como a ação está sendo negociada no mercado.

Para abrir a caixa de cotação e utilizá-la, basta clicar no botão mostrado abaixo e inserir o código do fundo imobiliário desejado.

Quantidade de Pedidos: Basicamente, é o número de pedidos de compra que você deseja enviar para o marketplace. O valor será preenchido automaticamente quando você definir a quantidade e o preço desejados.
Validade: Existem 4 validades:

Continua após a publicidade..

Hoje – a ordem de compra só é válida até o fechamento do mercado no dia em que foi emitida;
Executar ou cancelar – a ordem é registrada na bolsa, se não houver vendas suficientes para cobrir toda a sua ordem de compra, a ordem de compra será executada para comprar as ações disponíveis e cancelar a compra do número de ações em falta;
Até à data – As Ordens de Compra expiram após 30 dias corridos (no caso de existências);
Até Cancelado – A ordem de compra permanecerá aberta até que seja executada ou cancelada.
Aqui está um exemplo da tela após o preenchimento dos dados:
Uma vez preenchido, basta clicar no botão “Enviar” e seu pedido de compra de fundos imobiliários será lançado no mercado. A partir daí, você pode ver quando seu pedido foi totalmente executado na caixa “Acompanhar seu pedido”.
Se você tiver alguma dúvida, recomendo também assistir nosso vídeo no Youtube mostrando como comprar seu primeiro fundo imobiliário:
para o próximo!

Continua após a publicidade..

Como se comportar em uma entrevista de emprego!

Desemprego atinge 12 milhões de pessoas no Brasil