Quando falamos em investir em bolsa de valores, a primeira palavra que surge é: ação. Este é de fato o tipo de ativo mais conhecido negociado neste mercado, mesmo para quem ainda não decidiu começar a investir.
Comprar ações é um desejo de muitas pessoas, seja o desejo de ser um investidor de sucesso ou o sonho de ganhar dinheiro investindo. As ações na bolsa oferecem retornos muito altos, mas nem todos podem conseguir isso devido aos riscos envolvidos.
Se você quer aprender a comprar ações, confira o artigo 9 da série: Como começar a investir na bolsa de valores e descubra que as ações estão muito além da definição do imaginário popular.
Comprar ações vale a pena?
Como já mencionamos, comprar ações tornou-se objeto de desejo de muitos. No entanto, nem todos o fazem por medo de perder tudo e/ou por falta de informação qualificada sobre o assunto.
O medo é um grande fator que afasta muitos possíveis investidores do mercado de ações.
Em muitos casos, no entanto, esse medo transcende a realidade. Na verdade, comprar ações pode ser um negócio arriscado, mas nem todos sabem que o risco pode ser minimizado.
Atualmente, existem ferramentas e estratégias que podem reduzir o risco e aumentar as chances de sucesso para quem decide comprar ações. Dessa forma, você pode investir com segurança e reduzir o risco.
Uma dessas ferramentas é um stop loss, também conhecido como perda estimada. Pode parecer estranho no início definir o quanto você quer perder. Mas saiba que essa atitude é básica. Afinal, esse mecanismo evita que perdas ainda maiores aconteçam.
Podemos pensar nas perdas estimadas como um gatilho que dispara automaticamente quando a tendência que você imagina não se materializa. Ou seja, se a ação que você esperava subir realmente caísse, o gatilho seria ativado em um determinado nível que você definiu para evitar que você sofresse grandes perdas.
Outra atitude muito importante que vai evitar que você se frustre é investir com base no seu perfil de investidor. É tão importante que hoje a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) manda.
Por que existe essa exigência? Porque sabemos que nem todos são iguais e pensam da mesma forma.
Portanto, um investimento divertido para sua mãe pode não ser o melhor para você. Ao determinar seu perfil de investidor, você estará mais focado em investir.
A análise do seu perfil é uma importante ferramenta para orientar as etapas de seu investimento, levando em consideração sua tolerância ao risco e objetivos. Mas como descobrir qual é o seu perfil?
Não se preocupe, é fácil de corrigir.
Por exemplo, na Toro, você pode descobrir seu perfil depois de fazer uma rápida pesquisa online. Em seguida, mostraremos seu perfil de investidor e indicaremos alguns investimentos mais adequados para você montar seu portfólio. É tudo grátis.
Além de respeitar seu perfil de investidor, outra dica para proteger melhor seu dinheiro na hora de comprar ações é diversificar seus investimentos. Isso significa não investir tudo em um só lugar.
Você acha que pode escolher uma ação e comprar o máximo que puder com o dinheiro que tem? nem. O melhor a fazer é alocar seu dinheiro de forma diferente para aumentar as chances de bons resultados e reduzir o risco.
Por exemplo, aqueles que preferem focar apenas em investimentos de capital podem escolher ativos relacionados a empresas de diferentes setores como: ativos do setor imobiliário, ativos do agronegócio, ativos do setor siderúrgico, ativos do setor de petróleo e ativos relacionados a departamento do setor bancário.
Dessa forma, você pode aproveitar as oportunidades da bolsa de valores para investir e se proteger em caso de imprevistos em qualquer um desses setores ou empresas. Claro que isso é apenas um exemplo, certo?
Para saber quais ações comprar e quando é o melhor momento para comprar, você deve observar o mercado e as tendências que ele está mostrando no momento para tomar as decisões certas. Se você ainda não sabe o que fazer, não tem problema.