A venda via e-commerce no Brasil era apenas uma estratégia de expansão de mercado. Nos dias de hoje, se o seu setor não é uma padaria de bairro ou algo assim, ter uma loja virtual é uma obrigação para crescer o empreendedorismo.
Para ver seu negócio crescer, você precisa estar na internet. Para isso, fornecemos 10 dicas essenciais de vendas, gerenciamento e administração para ajudá-lo a administrar sua empresa com precisão e proficiência.
Dados sobre o e-commerce no Brasil
A América Latina foi a região que mais cresceu para vendas online em 2020, de acordo com a eMarketer. O Brasil é o país com a maioria deste número.
Segundo a Conversion, o e-commerce no Brasil cresceu 11,3% somente em março de 2022, seguindo a lógica de crescimento, e esse número só diminuirá quando as empresas deixarem de migrar para a internet. Se você ainda não aderiu ao ambiente digital, saiba que seus concorrentes já podem estar fazendo negócios online.
Grande parte do comércio eletrônico opera em marketplaces, como “shoppings digitais”, atuando como intermediários entre lojas e clientes. Os maiores do Brasil são:
Mercado Livre 30%
Americanas 13%
Amazon 12%
Magalu 11%
Shopee 9%
Outros 25%
Conheça plataformas de e-commerce, e saiba como escolher a ideal para a sua empresa.
10 dicas para administrar seu e-commerce
O e-commerce é uma loja virtual que vende produtos próprios ou revende mercadorias de terceiros. E, antes de entrarmos nas dicas de gestão, é bom saber diferenciar os tipos de negócios digitais. Em outras palavras, entenda que e-commerce não é um marketplace.
Um marketplace é uma plataforma para diferentes empresas de comércio eletrônico criarem perfis e oferecerem produtos. Portanto, eles podem usar estruturas digitais prontas, incluindo métodos de pagamento e caução. No entanto, mesmo nessas plataformas, a maior parte do gerenciamento pertence ao comerciante.
Independentemente do modelo, estratégias de marketing, gerenciamento de estoque, fornecimento de produtos de qualidade e faturamento precisam ser considerados. Portanto, você precisa estar preparado para administrar um negócio como qualquer outro.
Se você ainda não sabe qual mercado escolher, confira 13 tendências para se inspirar!
1. Utilize estratégias de marketing
O marketing de comércio eletrônico é um pouco diferente do marketing tradicional. Claro que depende do que você está vendendo, mas alguns pontos são os mesmos. Você precisa aprender marketing digital para promover seu negócio online.
O acompanhamento deste departamento deve ser realizado em conjunto com o departamento financeiro para calcular a saída e entrada de recursos com base nas previsões. Ter um sistema ERP, como o Conta Azul Pro, pode ser a alternativa perfeita para essas análises.
Você também precisa entender de mídia social, publicidade paga e outras formas de divulgação. Aqui, é como um negócio de tijolo e argamassa, quem tem a melhor estratégia vence.
Saiba como anunciar no Mercado Livre e aumentar as vendas.
2. Organize os processos
Existem muitos processos para lidar com a execução de um negócio. Faturamento, vendas, compras, marketing, logística… sua organização empresarial é complexa e representada em números e dados.
Muitas pessoas escolhem planilhas para organizar os processos da empresa. No entanto, essa abordagem limita e dificulta a organização porque vários arquivos são necessários para acompanhar tudo o que acontece. O melhor recurso para otimizar essas etapas é uma plataforma ERP que centraliza e atualiza todos os dados do negócio em tempo real.
Alguns, como o Conta Azul Pro, simplificam muitos desses processos. Cobranças, impostos, logística, faturamento, envio de dados para contadores. Todos são facilitados e otimizados.
3. Decida os meios de pagamento
As formas de pagamento são um dos pontos de atenção mais importantes no e-commerce. Escolher uma plataforma sem um bom sistema de segurança pode expor você e seus clientes a fraudes e roubos. Decida com cuidado.
4.Tenha controle das finanças
Seu objetivo é o lucro. Seus meios são as vendas. Para isso, você precisa comprar. Todos eles envolvem transações financeiras, não incluindo impostos. Portanto, conte com contadores e plataformas de organização financeira.
Por exemplo, o Conta Azul ERP oferece a capacidade de controlar contas a pagar, fluxo de caixa e muitas outras funções. Ele ainda envia todos esses dados para seu contador em tempo real, otimizando o atendimento que os profissionais lhe prestam.
5. Gerencie o estoque
Quem vende produtos ou necessita de insumos para prestar serviços deve controlar efetivamente o estoque. E não se trata apenas da quantidade disponível, trata-se do momento ideal para comprar e da capacidade de armazenamento que você tem.
Para evitar ter que desabastecer e contar produtos manualmente todos os dias, use uma plataforma de gerenciamento digital.
6. Escolha fornecedores confiáveis
Em 2021, vários restaurantes do interior do Rio Grande do Sul estarão fechados devido ao monitoramento sanitário. razão? Eles optam por comprar carne de fornecedores econômicos, que em última análise vêm de cavalos doentes.
Você precisa ter muito cuidado ao escolher um fornecedor. Além de buscar referências e indicações, a checagem de entregas faz parte desta opção. O Conta Azul ERP te ajuda a controlar todos os dados e entrega por quem fornece produtos e insumos.
7. Monitore as emissões de nota fiscal
Faturas emitidas incorretamente podem criar problemas legais e fiscais. Seja muito rigoroso com os dados colocados nesses documentos. Eles devem ser emitidos no momento correto e ainda ser reservados para fins contábeis para calcular seus impostos.
Aprenda a importância das notas fiscais para o e-commerce e evite grandes erros.
8. Monitore os resultados
Você está indo bem este mês? O investimento em marketing compensa? Você precisa expandir, reduzir ou diversificar sua força de trabalho? O comércio eletrônico no Brasil precisa ser bem administrado e com números precisos. Portanto, monitore seus resultados.
A melhor maneira de fazer esse monitoramento é usar um relatório personalizado completo. E para publicar esses materiais, são utilizadas plataformas específicas otimizadas.
9. Atenção à logística
Quem faz e-commerce no Brasil ou em qualquer outro lugar do mundo precisa ter muito cuidado com a logística. Porque mesmo que seu produto seja bom e barato, você perderá vendas se não for entregue no prazo e em boas condições.
O monitoramento de armazenamento e entrega pode ser simplificado e otimizado com uma boa solução digital.
10. Avalie o seu serviço/produto
Você está satisfeito com seu produto ou serviço? Se sim, tudo bem, mas saber a opinião do cliente é o que conta. Como eles avaliam o que você está vendendo?
Como você se classifica no Google Meu Negócio ou no Reclame Aqui? Este tipo de pergunta deve ser sempre feita. Não espere uma crise acontecer.
Faça pesquisas frequentes com seus clientes para saber o que eles pensam sobre o serviço que você oferece e o que pode ser melhorado. Use essas informações para evoluir.