in

Fundos de capital protegido: Quais as vantagens?

A avaliação da área de alocação da XP Investimentos acredita que o mercado está positivo com a nomeação da equipe econômica do novo governo, o que já é um sinal de reformas ortodoxas. No entanto, recomenda-se cautela na renda variável, pois o espaço para crescimento é limitado e dependerá das condições internacionais.

Diante desse cenário desafiador, uma alternativa interessante para quem busca alocar parte de seu capital para monitorar o desempenho do mercado de ações é um fundo de capital protegido. De acordo com a Associação Brasileira das Entidades do Mercado Financeiro e de Capitais – Anbima, esses fundos buscam retorno em mercados de risco para proteger parcial ou totalmente o principal investido.

A carteira de um fundo de hedge capital normalmente consiste em ativos de renda fixa e variável. Os recursos captados de investidores são aplicados em renda fixa. A ideia é aplicar os retornos das aplicações de renda fixa em derivativos para acompanhar a eventual alta do índice escolhido (Ibovespa, DJ, S&P500 etc.). Em caso de variação positiva do índice, os derivativos são avaliados com alavancagem, permitindo que o desempenho do fundo reflita a variação do índice. Se não houver variação positiva ao final do período, os derivativos perderão completamente seu valor e virarão pó, como são chamados no jargão do mercado financeiro. Nesse caso, o principal investido em renda fixa é devolvido ao investidor. É um projeto muito interessante, você não acha?

Continua após a publicidade..

Mas tenha cuidado!

A proteção proporcionada por tais investimentos é contra a perda de valor absoluto. Você deve considerar o custo de oportunidade, que é o valor que você obteria se investisse em títulos do governo que são considerados ativos livres de risco. Portanto, considere apenas fundos de hedge capital como uma opção de diversificação. Além disso, esses fundos são classificados como multimercados e podem estar sujeitos ao imposto de renda (cotas) em maio e novembro. Oh! Se você precisar do dinheiro a qualquer momento, não invista em um fundo de hedge. O período de investimento é geralmente de pelo menos um ano e você não poderá dispor de seus fundos até que o fundo seja fechado.

Como você pode ver, os fundos de capital de hedge são uma ótima opção para aqueles que são conservadores e querem experimentar a renda variável sem o risco de perda. É mais ou menos como alguém que queira conhecer o mar e prefere usar uma bóia ao entrar na água, apenas no caso.

Bom investimento!

Reserva de emergência para profissional liberal: como funciona e onde investir a sua?

Como se adaptar à volatilidade do mercado?