in

Ibovespa subiu nesta quarta-feira após dois dias de queda (4/1)

O Ibovespa abriu em alta na quarta-feira de 2004, após dois dias de perdas. Por volta das 10h53, o câmbio subia 0,54%, para 104.726. O mercado segue acompanhando de perto cada movimento do governo, principalmente da equipe econômica. Olhares agressivos dirigem o mercado aqui.

O dólar recuou na quarta-feira após atingir a maior valorização frente ao real desde julho de 2022, com fechamento à vista a 5,4521 reais. Por volta das 10h54, o dólar caía 0,34%, a R$ 5,43. As perspectivas positivas no início da manhã, aliadas à queda do dólar, abriram espaço para a valorização das moedas emergentes e ante o real.

O mercado futuro de taxas de juros elevou o prêmio de risco pela terceira sessão consecutiva. Mesmo com a desvalorização do dólar e a queda das taxas do Tesouro americano, os contratos de depósito interbancário (DI) mostraram alta nas taxas de juros, sugerindo que os investidores estão se preparando para uma situação fiscal doméstica mais adversa.

“Abrindo o terceiro dia útil de governo, todas as atenções estão voltadas para as declarações de vários quadros do ministério Lula. Por enquanto, temos muitas vozes negativas. O Ibovespa caiu 5% neste ano, queimando mais do que nos últimos 48 Subiu 5.500 pips em uma hora, enquanto a cotação do dólar está em 5,45 reais, e a curva DI supera os 13%.”

Bolsa Internacional
Em Wall Street, os índices do mercado futuro estavam em tendência de alta, aguardando a ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve e os dados econômicos dos EUA.

Os mercados europeus subiram na manhã de quarta-feira, com os investidores reagindo a dados de atividade acima do esperado de vários países e da zona do euro.

As ações na região da Ásia-Pacífico fecharam em alta hoje com as expectativas de que a ata da reunião do Federal Reserve possa mostrar que o banco central adotou uma postura mais branda ao aumentar as taxas de juros. / com agências estaduais.

Petrobras (PETR4), Vale (VALE3), bancos e varejo até

No dia da ata da reunião do Federal Reserve, parecia que tudo girava em torno do conteúdo da ata. No entanto, esse não foi o caso hoje devido ao tempo de jogo inesperado. Até porque os olhos dos investidores brasileiros estão voltados… para o Brasil. Novo governo, novos ministros, um novo ano chegou. Mas as notícias de Brasília hoje foram mais quentes do que o habitual, com o governo nomeando formalmente o senador Jean Paulo Platres (PT-RN) como presidente da Petrobras (PETR4), que disse em entrevista que não comentaria o preço. sobre a intervenção do estado. E não é só isso: o secretário do Interior, Ruy Costa (PT-BA), disse que o governo não avaliou a revisão das reformas. O discurso de posse do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB-SP) no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior também arrancou mais sorrisos do mercado. O resultado é que a bolsa relaxa e oferece ganhos. Claro, a Petrobras (PETR3; PETR4) subiu: mais de 1,67% e 3,18%, respectivamente. As ações dos bancos subiram, com destaque para o Bradesco (BBDC4), que caiu ao longo do dia até finalmente ganhar força e fechar em alta de 0,29%; o mesmo ocorreu com a Vale (VALE3), que acabou subindo mais 0,18%, revertendo quase todo o imagem do dia de negociação. O varejo também subiu, com Magazine Luiza (MGLU3) subindo 0,39%, Lojas Renner (LREN3) subindo 0,64% e Natura (NTCO3) subindo 8,89%, a segunda maior do dia. A maior alta foi o IRB Brasil (IRBR3), que voltou à trajetória ascendente, subindo mais 11,49%, mas ainda abaixo de 1 real. Baixas – poucas, quase todas abaixo de 1% – com exceção da SLC Agricultura (SLCE3), com queda de 1,84%. A Gerdau (GGBR4) perdeu 0,47%, enquanto a PRIO (PRIO3) perdeu 0,61%. O ponto positivo de baixa são as ações de tecnologia, que oscilaram no azul, com destaque para a Positivo (POSI3), que caiu 0,86%. A Cielo (CIEL3) fechou estável. Gafisa fora do Ibovespa (GFSA3) caiu 32%, mas se recuperou e caiu “apenas” 1,97%, recolocando algumas das altas dos últimos dias. Que novas surpresas, positivas ou negativas, ainda reservam aos investidores na primeira semana do ano?

Entenda o porquê as critpos estão caindo e saiba como se proteger!

IPCA-15 sobe 0,52% em dezembro, com alta de 5,90% no final de 2022