A Receita Federal prorrogou o prazo para entrega das declarações de imposto de renda de 2022 para 31 de maio, e informou que 10,8 milhões de contribuintes entregaram suas declarações até as 11h desta segunda-feira (4). Por conta da pandemia do novo coronavírus, o fisco prorrogou o prazo – assim como fez em 2021 e 2020. A informação foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (5).
O imposto a pagar apurado também foi diferido até o final de maio, mas a restituição do imposto seguirá o cronograma anterior sem alterações. A data para permitir o débito automático passa a ser 10 de maio, primeira parcela, e demais datas até 31 de maio, ou seja, para extratos enviados após 10 de maio, a primeira parcela deve ser paga com DARF.
“A prorrogação visa mitigar qualquer impacto da pandemia de Covida-19 que possa dificultar o preenchimento e envio de declarações corretamente, pois algumas agências e empresas ainda não normalizaram totalmente seus serviços”, disse o ATO em relatório Falando de notas.
Vale lembrar que quem não entregar a declaração dentro do prazo pode ser multado no mínimo de R$ 165,74, variando de 1% a 20% do imposto devido para cada mês de atraso.
Dúvidas com o Imposto de Renda?
– Como declarar ações e investimentos
– Como declarar propriedade financiada pelo imposto de renda 2022
Aqueles que enviaram suas declarações podem receber o primeiro lote de restituições de impostos (consulte o calendário de lotes de restituição de impostos abaixo para obter detalhes). Até o final do prazo, a Receita Federal deverá receber 34,1 milhões de documentos.
O Plano de Imposto de Renda 2022 para preenchimento e entrega de declarações – clique aqui para ver como fazer o download – está disponível no site da Renda a partir de 7 de março.
Novidades do Imposto de Renda 2022
A novidade deste ano inclui a possibilidade de pagar impostos e receber reembolsos de impostos através do Pix, bem como ampliar a capacidade de pré-preenchimento de declarações, publicadas em todas as plataformas de declaração disponíveis, não apenas através do portal e-Cac, como antes. até o ano passado.