in

IR 2022: Veja como usar seu IR como doação.

Continua após a publicidade..

Vale lembrar que as doações só podem ser feitas por quem optar por fazer uma declaração completa. Além disso, o valor destinado à organização social no momento da emissão do IR pode ser retirado do valor a ser restituído ou devido, ou seja, de recursos já pagos à Receita Federal de qualquer forma sem afetar seu orçamento.

Ainda tem dúvidas? Neste artigo, vamos esclarecer os principais mitos e verdades sobre doar para ONGs por meio do RI. Leia para saber mais.

Verdades sobre a doação de Imposto de Renda:

Pessoas físicas e jurídicas podem doar?

Por meio do imposto de renda, as pessoas físicas podem contribuir com até 6% de seus impostos se contribuírem ao longo do ano. Se a doação ocorrer durante o período do relatório, esse percentual é limitado a 3%.

Conforme mencionado, o valor doado por pessoa física pode ser oriundo do imposto devido ou do valor restituído (este último reajustado pela Selic até o dia da liberação do lote e envio à ONG).

No caso de pessoa jurídica, as doações de imposto de renda podem ser feitas diretamente aos fundos municipais, estaduais ou federais da Lei da Criança e do Adolescente (ECA), devendo o valor da doação corresponder a 1% do IR pago pela pessoa jurídica ao o IRS.

Os valores doados são considerados abatimento no IR?

Sim. Todos os percentuais mencionados, sejam para pessoas físicas ou jurídicas, são considerados deduções de IR.

Mitos sobre a doação de Imposto de Renda:
É muito complicado fazer a doação via IR?
Os ajustes feitos no programa de RI em 2013 permitem contribuições diretas a ele. Em uma devolução completa, basta preencher o formulário no formulário “Contribuições Diretas a Devolução – ECA” e selecionar o tipo de fundo que receberá o valor.

Após calcular o valor da doação, você precisa imprimir o DARF (Documento de Arrecadação do Imposto Federal) e pagar até o prazo de envio do IR.

O processo termina com uma comunicação com a entidade sobre a doação, que pode ser feita por e-mail, juntamente com o comprovante de pagamento.

A doação de Imposto de Renda só pode ser feita durante a declaração?

As doações para instituições não precisam esperar o prazo de entrega do IR. As pessoas que fazem isso ao longo do ano também se beneficiam. Para isso, basta informar a ação no campo Doação, registrando o nome do beneficiário, CNPJ ou CPF, código de doação e valor.

Com base nesses dados, o programa IRS calcula automaticamente o limite de dedução com base no valor dos impostos devidos do contribuinte. Aqui, é importante observar que é necessário guardar todos os comprovantes de depósito para o caso de necessidade de comprovação adicional.

Qualquer ONG pode receber a doação via IR?

Para se beneficiar das doações do Imposto de Renda, as organizações sociais precisam atender a uma série de pré-requisitos, incluindo o registro na Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Publicidade

Uma forma de escolher qual ONG vai te ajudar a doar para o RI em um comunicado ou ao longo do ano é saber se ela atende a essa exigência, qual é o seu programa e por que defende.

Continua após a publicidade..

Pedir aumento na empresa não é errado. É um direito seu!

Qual é o investimento atual mais seguro? Há um, e ele está rendendo bem.