Sem barreiras físicas, o mercado de produtos de informação é amplo. Para se ter uma ideia, a plataforma é considerada a maior plataforma de venda de produtos de informação da América Latina, com mais de 26 milhões de usuários.
Com tanta gente comprando e vendendo online, pode ser realmente um desafio se destacar e vender mais nessa plataforma, principalmente para quem não tem muita prática de venda online. Para ter sucesso, você precisa ser diferente e apostar em coisas que seus concorrentes ainda não perceberam.
Continue lendo para obter as principais dicas sobre como vender mais produtos na plataforma de infoprodutos. Consulte também nosso guia passo a passo detalhado para se inscrever e conhecer as ferramentas que podem ajudá-lo a monitorar suas vendas.
7 técnicas para vender mais e melhor
1. Mapeie seu nicho de mercado constantemente
Independentemente do seu nicho, fique por dentro das tendências, novidades e lançamentos regionais e globais. Assim, você pode continuar atualizando seu produto de informações e ficar à frente da concorrência, o que pode ser um ótimo ponto de venda.
Para fazer isso, você deve seguir grandes nomes da sua área nas redes sociais. Monitore também sites e blogs importantes nesse segmento, bem como produtos produzidos por seus concorrentes para plataformas de vendas de infoprodutos e redes sociais. Vale até lembrar de fazer esse estudo semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente.
2. Defina seu público-alvo com dores e interesses
O segundo passo para aumentar sua receita é definir seu público-alvo, as pessoas de quem você deseja comprar seu produto de informação. Liste também seus principais interesses e dores e vincule todas essas informações às soluções que seu produto digital oferece.
Com isso, você pode descobrir o tom de comunicação ideal, quais são os principais canais e quais argumentos de vendas são os mais interessantes.
Saiba definir o público-alvo ideal para sua empresa
3. Atualize-se sobre as práticas do mercado digital
Você já se perguntou o quanto o mercado digital mudou nos últimos anos?
Dos canais de comunicação aos meios de pagamento, inovações surgem a todo momento, e você precisa dominar essas inovações para proporcionar uma experiência melhor aos seus clientes.
A dica é ficar por dentro dos últimos acontecimentos nas redes sociais e no Google. De janeiro de 2022 a março de 2022, a plataforma lançou 9 atualizações. Integrações com Conta Azul e WhatsApp fazem parte disso.
4. Desenvolva uma escrita persuasiva para copys
Copy, no marketing digital, é um termo que se refere a todo conteúdo produzido para um ambiente online (site, blog, rede social) com o objetivo de estimular a ação.
Do nome à descrição do produto de informação, uma boa cópia é obrigatória. Para isso, recomendamos explorar os seguintes gatilhos psicológicos:
Urgência: “Apenas 2 minutos para o fim da oferta”;
Prova social: “Veja depoimentos de pessoas que compraram e aprovaram este curso”;
Autoritário: “O criador do curso X tem 10 anos de experiência na área”;
Reciprocidade: “Desenvolvemos este eBook com tudo o que você precisa saber sobre vendas online”.
5. Invista em tráfego orgânico e pago
O tráfego da Internet refere-se aos usuários que visitam sites, blogs e até redes sociais. Por exemplo, dizer que um site tem muito tráfego significa que muitas pessoas estão visitando a página.
O fluxo pode ser:
Pago, você paga por publicidade para direcionar as pessoas para sua rede social ou site/blog;
Orgânico refere-se à produção de conteúdo de qualidade na internet para atrair pessoas.
Se você deseja vender mais, recomendamos investir nas duas formas de tráfego. Se você não possui experiência nessas tecnologias, recomendamos que você:
Obtenha ajuda de gestores de tráfego pago, profissionais responsáveis pela criação de campanhas publicitárias nas redes sociais e no Google. Assim, você garante uma melhor utilização dos fundos disponíveis;
Contrate um especialista em mídia social, redação ou marketing de conteúdo. Você também pode começar criando seu próprio conteúdo.
6. Planeje muito bem sua estratégia de vendas
Onde seus produtos de informação serão publicados? Você receberá ajuda de um influenciador digital? Você anuncia? Quantos produtos de informação você quer vender em um mês?
Desenvolva uma estratégia de vendas para o seu produto de informação, estabeleça e acompanhe o cumprimento das metas. Ao fazer isso, você pode:
Estime quanto você vai gastar em atividades e programas;
Analisar se o estoque a ser vendido é válido;
Faça os ajustes necessários para aumentar as vendas.
Redes Sociais para Pequenas Empresas: Clique Aqui para Dicas Importantes
7. Promova o seu infoproduto ou o afiliado nas redes sociais
Depois que seus infoprodutos já estiverem na plataforma, ou se você escolheu produtos como afiliado, é hora de promovê-los nas redes sociais. Por essa razão:
Além de publicações sobre infoprodutos, poste sobre temas relacionados ao campo de atuação. Por exemplo, se você estivesse vendendo um ebook sobre receitas naturais, poderia falar sobre a importância de uma alimentação saudável;
Postar casos e pessoas usando produtos digitais como prova social de que produtos de informação são bons;
Aposte nos rolos do Instagram. Usando esse recurso, você pode alcançar muitas pessoas com um simples vídeo sem pagar nada;
Crie publicações que incentivem a interação com seus seguidores, como a famosa caixa de perguntas no Instagram Stories;
Dê dicas e tire dúvidas sobre o infoproduto.
Crie uma conta TikTok com base no seu público. Assim como o recurso de bobina, essa rede social também alcança uma boa cobertura sem pagar por publicidade.
Além de ajudar a divulgar seus produtos de informação, ter uma rede social atualizada e de fácil utilização pode dar mais credibilidade à sua empresa digital.
A principal ferramenta para vender mais produtos na plataforma de infoprodutos
Certas ferramentas são integradas para ajudar a gerenciar e aumentar as vendas. Veja quais são os principais.
Funil de vendas
Como o nome sugere, um funil de vendas é uma representação semelhante a um funil da jornada de compra do seu público, geralmente com as seguintes etapas:
Topo: Pessoas que ainda não entendem seu produto de informação e estão procurando uma solução;
Médio: Usuários que já entendem seu produto de informação e estão pensando em comprar;
Contexto: Um público mais qualificado, que está muito próximo de comprar seu produto digital.
Depois de definir seu funil de vendas, você pode criar uma estratégia mais confiante para cada etapa.
A própria plataforma tem essa função. Para acessar esse recurso, além de se cadastrar como pessoa jurídica, vários produtos e suas respectivas páginas de vendas precisam ser configurados na plataforma.
ListBoss
O ListBoss agrupa ou segmenta seus leads, termo para pessoas que demonstram interesse em produtos de informação e deixam informações relevantes em suas páginas de vendas, como e-mails e telefonemas.
A segmentação é feita com base nas ações desses usuários na plataforma, como a geração de recibos.
HotLeads
O Hotleads rastreia leads, ou seja, usuários que visitam sua página informativa de vendas de produtos, com base em características como nacionalidade, dados fornecidos na plataforma (nome, e-mail e telefone) e até mesmo o dispositivo utilizado para acessar.
Por meio dele, você também pode acompanhar os leads gerados por cada afiliado de seus produtos digitais.
Hotmart Sparkle
O Hotmart Sparkle é um app que reúne uma comunidade de produtores e usuários de informação, onde você pode distribuir gratuitamente seu conteúdo por uma taxa de venda de 9%.
Atualmente, o aplicativo possui mais de 70.000 comunidades ativas e, em março de 2021, possui mais de 6 milhões de usuários.
Hotmart Playbox
O Playbox é uma ferramenta que permite aos usuários fazer compras na plataforma enquanto assistem a um vídeo, com um clique, sem pausa.
Disponível para produtores de informação e afiliados, a ferramenta melhora a experiência e facilita a compra na plataforma.