Investir em SEO tem tudo a ver com o futuro do seu negócio. Continue lendo para descobrir o porquê!
A especialista em SEO e marketing Holly Miller Anderson compartilha sua teoria sobre por que algumas empresas não entendem o valor das estratégias de SEO. Confira a explicação dele e veja todo o potencial dessas ações.
SEO um investimento de longo prazo
Os resultados da pesquisa são muito importantes no mundo dos negócios. No entanto, os profissionais querem trazer números expressivos o quanto antes para que possam comprovar sua eficiência.
Mas pensando assim sozinhas, as empresas não conseguem capitalizar o potencial de algo que pode alavancar seus resultados por um longo período de tempo, em vez de apenas exagerá-los por um curto período de tempo.
Anderson, reforça que para investir em SEO é necessário:
Humano: pois envolve a equipe de desenvolvimento para acompanhar os resultados obtidos;
Conteúdo: Afinal, para ter uma posição de destaque nos buscadores, crie conteúdo original. Isso requer um compromisso com a cadência do material a ser publicado;
Ferramentas: Podem ser usadas tanto para analisar métricas quanto para identificar oportunidades de otimização.
Uma estratégia contínua e não pontual
No entanto, uma tendência desfavorável do mercado é que algumas empresas buscam soluções simples e claras. A famosa “fórmula mágica” para o sucesso. Mas esse é o tipo de coisa que não existe, porque é preciso investimento financeiro e profissional para obter resultados.
Por se tratar de uma estratégia feita de “melhores práticas”, algumas pessoas a veem como algo específico. Por exemplo: para conseguir um bom posicionamento, é necessário fazer uma pesquisa de palavras-chave e otimizar seu site/conteúdo com base no que melhor se adequa ao seu nicho. Portanto, algumas pessoas pensam que fazê-lo apenas uma vez valerá a pena.
No entanto, com a melhoria contínua, os resultados de SEO serão melhores! Nas palavras dos especialistas:
“O tráfego orgânico é uma fonte sustentável de aquisição de clientes. Quando seu site supera seus concorrentes, o SEO se torna sua vantagem competitiva injusta.”
Diferença entre custo e investimento
Como mencionado anteriormente, SEO é uma estratégia projetada para trazer resultados a longo prazo. Ou seja, requer investimento para que bons resultados sejam possíveis no futuro. No entanto, associar SEO com custo é um equívoco, afinal não é uma estratégia imediata. Ele foi projetado para empresas que buscam crescimento e longevidade.
Busca paga e SEO
Anderson deu um exemplo bem ilustrativo da diferença entre investir em busca paga e SEO. A ideia é que essas estratégias se complementem pelos seguintes motivos:
“Você tem uma horta e quer plantar tomates. Para que a horta produza essa hortaliça, você tem que fazer tudo que envolve o cultivo dessa planta, o que inevitavelmente leva algum tempo.
No entanto, se você precisar de tomates amanhã, precisará comprar um tomate totalmente maduro e plantá-lo em seu jardim. Isso é pesquisa paga.
Então, se você quiser tomates amanhã e não cuidar bem da sua horta, eles não estarão lá porque a horta não produzirá resultados imediatos. Isso é otimização para mecanismos de busca. ”
Quando uma empresa conta apenas com tráfego pago para atrair leads qualificados, ela deixa de se preocupar com o amanhã e se concentra apenas no presente. Algo que pode até prejudicar sua campanha, pois você estará em um mercado cada vez mais competitivo e dará mais lances.
Se um plano de SEO for bem executado e monitorado ao longo do tempo, garantirá prosperidade futura. Construa uma base sólida para uma estratégia mais rebuscada. Oportunidade de escalabilidade de negócios!
Estatísticas sobre SEO
93% das vezes, uma conversa online começa com uma busca por uma palavra-chave em um mecanismo de busca;
Até 2021, 53% do tráfego do site (globalmente) virá de resultados de pesquisa orgânica;
O Google processa mais de 40.000 pesquisas de palavras-chave por segundo. Mais de 3,5 bilhões de buscas por dia, 1,2 trilhão por ano;
16-20% das palavras-chave pesquisadas no Google em um determinado dia nunca foram pesquisadas antes.