in

Poupança hoje: qual o rendimento da caderneta?

Continua após a publicidade..

Conheça alternativas mais vantajosas

Sem dúvida, todo brasileiro adulto já ouviu falar: caderneta de poupança. Isso porque, é o investimento financeiro mais popular do país.

Mas apesar de ser tão famoso, poucas pessoas sabem como funciona a renda da poupança e suas regras.

Saber como é calculada a rentabilidade do seu dinheiro é muito importante para você tomar a decisão certa.

Por isso, explicaremos tudo sobre a cartilha neste artigo.

Qual é o conceito de poupança?

Passivetes nasceram como contas bancárias para poupanças, daí o nome. Foi criado como um programa nacional para ajudar o setor bancário do país.

Na verdade, as contas de poupança são gratuitas e fáceis de usar precisamente porque é projetado para trabalhar para todos.

Não oferece vários serviços como uma conta corrente, porque seu único propósito é economizar dinheiro e transferi-lo de maneira fácil. No entanto, também permite retiradas, depósitos e transferências.

Como economiza o trabalho?

Dito isto, a lucratividade e as regras de poupança são as mesmas para todos os bancos do Brasil. Eles são criados pelo banco central.

Para abrir uma conta, você só precisa do ID original do documento fotográfico e do fundo do fundo de previdência.

Alguns bancos ainda exigem uma prova atualizada de residência (até 60 dias). No entanto, esta é uma prática cada vez mais incomum.

Logo após abrir uma conta, o titular recebe um cartão de débito que pode ser usado para fazer depósitos, saques e transferências.

Além disso, as contas de poupança podem ser acessadas pelo aplicativo do banco escolhido.

Poupança saques líquidos de R$ 19,67 bilhões em janeiro

As contas de poupança começarão a registrar saques em 2022. No primeiro mês deste ano, os brasileiros retiraram 19,67 bilhões de reais a mais do que economizaram.

Segundo o banco central, foi o maior saque líquido registrado em qualquer mês desde o início da série histórica em 1995.

Embora as retiradas sejam tipicamente maiores em janeiro, esse número é surpreendente.

Qual é a taxa de poupança hoje?

A receita da poupança é baseada na taxa Selic com duas regras:

Quando a taxa Selic for superior a 8,5%/ano, a remuneração é igual a 0,5%/mês + taxa referencial (TR);
Quando a taxa Selic for menor ou igual a 8,5% ao ano, a remuneração é de 70% da Selic + TR.
De 2017 até o final de 2021, a segunda regra está em vigor. O valor da TR associado à Selic é zero. Esse foi um período de mínimas históricas para a Selic, atingindo 2% ao ano.

No entanto, no final de 2021, a taxa Selic ultrapassou a marca anual de 8,5% e a primeira regra entrou em vigor. Além disso, TR também começa do zero.

Atualmente, a Selic tem uma taxa de juros anual de 10,75%. O valor foi decidido na última reunião do Copom do Comitê de Política Monetária, em 2 de fevereiro.

Portanto, com a previsão da TR entre 0,60% e 0,80% ao ano, o retorno anual da poupança deve ficar entre 6,77% e 6,97%.

Outro ponto importante é que a poupança só é paga uma vez por mês no dia do seu aniversário.

Ou seja, se você transferir o dinheiro antes do término do mês na sua caderneta, não trará nenhum benefício. Ao contrário das contas digitais pagas que ganham dinheiro todos os dias.

Quanto 1000 economizam por mês?

O rendimento mensal da poupança de 1.000 depende do cenário de taxa de juros, conforme descrito acima.

Porém, na situação atual, a poupança rende 0,5% + TR, e 1.000 reais rende cerca de 5,50 reais de economia por mês. No final do ano, fatura entre 67 e 69 reais.

Quanto a cartilha ganhou nos últimos 12 meses?

Os retornos de poupança dos últimos 12 meses foram negativos. Dados de uma pesquisa de dezembro de 2021 da consultoria Economática mostram isso.

Em 2021, descontada a inflação acumulada de 10,67%, a rentabilidade da poupança será negativa em 7,59%, segundo a consultoria.

Ainda segundo a Economática, este será o pior retorno da poupança real dos últimos 30 anos.

Hoje, com a nova regra de 0,5% ao ano mais TR, a rentabilidade é ainda mais atrativa.

Porém, nem tão bom quanto outros produtos de renda fixa ou mesmo contas digitais pagas.

No entanto, lembre-se de que quanto maior a Selic, maior o retorno da poupança. Estabilizado a partir de 8,5% ao ano.

Qual economia gera o maior rendimento?

A poupança é um método de investimento definido pelo Banco Central do Brasil. Assim, todas as economias, independentemente do banco, produzirão os mesmos resultados.

Todos seguem as mesmas regras, e é por isso que você acaba depositando dinheiro no Banco X ou Y.

Porém, atualmente nos bancos digitais, muitas contas digitais pagas oferecem retornos mais atrativos. A maioria é baseada no CDI e não no Selic.

Como abrir poupança?

Para abrir uma conta poupança, basta dirigir-se a uma agência bancária com os documentos originais com foto e número de identificação.

O processo também pode ser feito online pelo aplicativo na maioria dos bancos. Basta escolher o banco de sua preferência e o processo de abertura de conta será rápido e fácil.

Lembre-se, as regras de rentabilidade e poupança são as mesmas, independentemente da instituição bancária que você escolher.

Vale a pena investir suas economias?

Existem opções mais interessantes do que economizar hoje. Seu principal benefício é a facilidade e simplicidade na hora de investir e sacar dinheiro, mas não é suficiente.

Como vimos acima, a rentabilidade da poupança nem superou a inflação no ano passado. Ou seja, quem deixou o dinheiro depositado na caderneta ali por causa da desvalorização da moeda.

Qual investimento rende mais que a poupança?

Investimentos seguros e simples como a poupança garantem melhor rentabilidade. São Títulos Diretos do Tesouro, CDBs, LCIs e LCAs.

Além disso, hoje, à medida que a tecnologia se desenvolve, existem várias contas digitais pagas que oferecem 100% ou mais do CDI.

O CDI é uma taxa bancária que costuma ficar 0,10 ponto abaixo da taxa Selic. Portanto, com Selic alta, essas contas podem oferecer bons retornos.

Poupança ou tesouraria direta?

Na maioria dos casos, o Tesouro Direto supera o rendimento da poupança. E também possui liquidez diária, ou seja, você pode resgatá-lo a qualquer momento.

Outro ponto pode ser positivo, pois usar os fundos investidos é mais simples do que usar uma conta de cartão de débito, então você tem mais chances de não gastar.

Confira as opções de títulos diretos do Tesouro oferecidas pela sua corretora de investimentos. Compare sua rentabilidade com a rentabilidade da economia e tome a melhor decisão para você.

CDB

CDB é um certificado de depósito bancário. Com ele, você basicamente pode emprestar dinheiro ao banco.

Também é uma opção mais lucrativa do que uma conta poupança e também tem a opção de liquidez diária.

LCI ou LCA

LCI e LCA também são populares entre muitos. São cartas de crédito imobiliário e do agronegócio.

Ao adquirir um desses jornais, você está emprestando dinheiro para o mercado imobiliário ou do agronegócio. Então eles devolverão seu dinheiro com juros.

Fundo de Investimento Renda Fixa
Os fundos mútuos de renda fixa também são uma boa opção. Afinal, eles investem nos projetos citados, mas de forma diversificada e gerida profissionalmente.

Continua após a publicidade..

Conclusão

Poupar é a primeira palavra que os brasileiros pensam em poupar, e tem seu significado.

No entanto, você precisa saber qual é o seu cálculo de rentabilidade e suas regras. Só então você pode tomar a decisão certa e clara sobre seus fundos.

Hoje, existem várias opções de investimento no mercado com diferentes rendimentos, regras e perfis. Estude bastante antes de escolher onde colocar seu dinheiro.

Continua após a publicidade..

Tesouro Direto ou Poupança ?

O que muda com a Taxa Selic a 10,75%?