in

Vale a pena comprar ações da Petrobras?

Continua após a publicidade..

Os preços crescentes da gasolina pressionaram o governo a discutir a política de preços. A hora de comprar ações da Petrobras é certa? descobrir.
As ações da Petrobras caíram diante da expectativa de mudança no cargo do presidente da empresa. Então, a pergunta para os investidores é: vale a pena comprar agora?

Incidentes de intervenção em empresas estatais são frequentes no Brasil, o que certamente não é novidade. A Petrobras enfrentou mais uma polêmica em sua história.

Recentemente, o presidente Bolsonaro deixou clara sua insatisfação com a gestão da Petrobras. Ele também propôs outro nome para sua presidência.

Como resultado, surgem alguns problemas:

O que será que vai acontecer com a empresa?
Isso muda a tese de investimento de quem acredita na companhia?
Como as ações da empresa se comportaram e vão se comportar?
Você deve investir na empresa?
As perguntas são difíceis e não arriscarei uma resposta precisa para cada uma delas. Mas, juntos vamos aprender mais sobre este episódio.

STF arquiva ação trabalhista bilionária contra a Petrobras

Em 2018, o TST (Tribunal Superior do Trabalho) condenou a empresa a devolver 47 bilhões de reais aos seus funcionários. Este é o maior processo trabalhista da história da empresa.

No entanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (15) arquivar o processo. O processo tem a ver com acordos coletivos sobre salário mínimo por nível e sistema, uma forma de igualdade salarial baseada em salário igual para trabalho igual.

Preço das ações da Petrobras

Os mercados financeiros possuem diversas instituições que avaliam as empresas e seu desempenho. Em seguida, eles compartilham sua visão com os investidores.

Por exemplo, o UBS manteve sua recomendação de comprar ações mesmo que o presidente pudesse intervir.

Em entrevista recente, os analistas Luiz Carvalho e Gabriel Barra disseram que a governança corporativa da empresa é diferente agora do que era.

Segundo eles, a empresa poderia entregar um bom fluxo de caixa livre em 2021 com uma estrutura interna mais forte.

Isso é importante porque o preço das ações da Petrobras sofreu muito nos anos anteriores devido ao que o mercado vê como uma gestão imprudente.

Tanto a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) quanto os escritórios de advocacia independentes já estudam a possibilidade de trocar o presidente. Isso é inédito.

Resultados da Petrobras para 2021

Os últimos resultados de produção e vendas da área de Relações com Investidores da Petrobras são interessantes. A empresa afirma que cumpriu todas as suas metas de produção para o ano e estabeleceu seu próprio recorde de produção do pré-sal.

O relatório de resultados financeiros da Petrobras será divulgado logo após o fechamento do mercado em 23 de fevereiro.

Para 2020, a Petrobras teve lucro de 59,89 bilhões de reais no último trimestre do ano. Ou seja, 634% superior ao lucro de 8,1 bilhões de reais no mesmo período de 2019.

Atenção

No entanto, esse número merece uma aparência mais próxima. Afinal, três pontos significam lucros “inflados” durante este período:

Acompate R $ 13 bilhões em custos passados ​​para o programa Suplementar de Assistência Médica (AMS). O que mudou o quadro de obrigações futuras da empresa;
O ganho de troca é de aproximadamente R $ 20 bilhões. Qual é a estratégia da empresa para responder a mudanças nas cotações de dólar;
O comprometimento ou o comprometimento dos ativos contábeis totalizaram R $ 31 bilhões.
Portanto, provavelmente a métrica mais interessante para avaliar é o EBITDA. Isto é, ganhos antes do interesse, impostos, depreciação e amortização.

O EBITDA ajustado foi de R $ 31,7 bilhões. Assim, abaixo do consenso de mercado, que é de 33,6 bilhões de reais (de acordo com a Bloomberg). Mas maior do que algumas previsões de casa respeitadas.

Dito isso, uma das instituições que acha que os resultados são muito bons é o Credit Suisse. O EBITDA ajustado foi 6% superior ao esperado.

Em um parecer lançado para a imprensa, o crédito suisse ainda citou forte geração de caixa e redução da dívida livre como positivos.

O ponto central de sua avaliação é que a Brasil National Petroleum Company alcançou metas em 2020. Mesmo que a demanda seja drasticamente reduzida e há um problema.

A alta produção também encorajou os analistas da Bradesco BBI, que observaram um “trimestre sólido”.

Isso ocorre porque, segundo eles, o atual presidente da empresa estatal, Roberto Castello Branco, entregou o crescimento prometido em “J”.

Privatização da Petrobras?

Sempre que há uma polêmica envolvendo a Petrobras, surge uma pergunta: vale a pena fechar o capital da empresa?

As respostas são muito pessoais, e cada grupo gosta de defender seu próprio ponto de vista. Eu sei que precisamos pensar pragmaticamente.

Por exemplo, como empresa estatal, podemos pensar que os brasileiros devem se beneficiar diretamente dela, certo?

Mas os preços da gasolina não indicam isso, não é? A princípio, pensei que privatizar seria mais barato para os próprios brasileiros.

É importante dizer que fechar o capital não significa vender a empresa a qualquer preço. Nem mesmo “explorado” pelos “capitalistas opressores” do patrão Gringo.

Nesse caso, o petróleo continuaria a pertencer à coalizão e as empresas privatizadas só teriam direitos de exploração sob a estrita supervisão da ANP.

Petrobras RI: saiba tudo sobre a empresa

Toda companhia aberta possui um departamento específico para contatar e divulgar informações aos seus acionistas.

Essa divisão é chamada de Relações com Investidores, ou RI. É aqui que as empresas focam em resultados, dados e detalhes de forma organizada e acessível.

Para saber mais sobre a Petrobras, acesse o site de RI da empresa.

Afinal, vale a pena comprar ações da Petrobras?

A maioria dos analistas vê três grandes riscos para a Petrobras:

A alta do dólar e dos preços do petróleo, que podem impulsionar o desempenho da gigante brasileira;
mudanças no processo de desinvestimento em andamento;
Os preços são subsidiados a partir de alterações no pedido.

Portanto, é melhor prestar mais atenção a esses aspectos ao decidir comprar ações da empresa. Além de acompanhar análises frequentes de especialistas do mercado.

Por exemplo, não tenho participação na Petrobras. Mas depois de uma queda de 20% após anunciar uma possível mudança de comando, decidi investir.

Importante: Não tome minha decisão como um conselho de investimento. Só compre se você entender os riscos potenciais e souber o que está fazendo.

Como comprar ações da Petrobras

A forma mais comum de comprar ações de qualquer empresa é abrir uma conta em uma corretora (agente de custódia).

Uma corretora é uma instituição responsável pela execução de ordens de compra e venda em uma bolsa de valores, B3.

No site da B3 você encontra uma lista de corretoras cadastradas e devidamente autorizadas a operar em nosso mercado.

Vale destacar esta nota que tirei da seção de perguntas e respostas do site de RI da Petrobras:

A maioria dos grandes bancos comerciais tem mandatos de corretagem para operar nos mercados financeiros. No entanto, conforme determinado pela regulação, a corretora é uma entidade legalmente separada do banco. Quando “negociar estoques através de um banco”, ele está realmente negociando através de um corretor bancário. As regras que se aplicam a esses corretores são as mesmas que outros corretores.

Qual é a diferença entre Petr3 e Petr4?

O código PETR3 representa a Ação Ordinária da Petrobras (ON). Permite o exercício dos direitos de voto nas reuniões dos acionistas.

PETR4 é o nome dado à ação preferida (PN), que não tem direito de voto.

Enquanto eles não votam, os proprietários de ações da PN têm outras vantagens. Por exemplo, se houver lucro no treino, eles receberem dividendos primeiro.

Petrobras paga dividendos?

Segundo o site de relações com investidores da Petrobras, o dividendo mínimo obrigatório da empresa corresponde a 25% do lucro líquido ajustado.

Mas as regras para as ações preferenciais da Petrobras são um pouco diferentes.

Fazem jus a dividendos de, no mínimo, 5% sobre a parcela do capital representada por tais ações. ou 3% do valor líquido das ações – o que for maior.

Segundo fontes oficiais, a política de remuneração dos acionistas da empresa também afirma:

Quando a dívida total (incluindo compromissos relacionados a arrendamentos) exceder US$ 60 bilhões, a empresa poderá distribuir a seus acionistas os dividendos mínimos obrigatórios exigidos pelas leis e estatutos mencionados;

Quando a dívida total (incluindo o compromisso relacionado ao arrendamento) for inferior a US$ 60 bilhões, a empresa poderá distribuir 60% do fluxo de caixa do negócio e do investimento aos acionistas. Ou seja, remuneração = 60% x (FCO – CAPEX).
Importante: Esta fórmula não é considerada despesas de capital:

Vender ativos;

Participar de licitações de exploração e produção de petróleo e gás natural;
Aquisição da empresa ou pagamento de capital.
Além disso, em casos especiais, a Petrobras poderá pagar dividendos especiais. Excedendo o valor anual acima.

Conclusão

Sem dúvida, a Petrobras é uma das empresas mais importantes do Brasil. Sempre atrairá a atenção de um grande número de investidores.

Então eu acho que definitivamente esteve ou estará em seu portfólio. A lição é que o momento da entrada deve ser cuidadosamente analisado.

Continua após a publicidade..

Além disso, a estratégia na hora de comprar um ativo também precisa ser cuidadosamente considerada.

Por exemplo, por muito tempo não gostei de ser membro de uma empresa estatal. Mas quando encontro uma oportunidade, tento aproveitá-la nesse sentido.

Pesquise a empresa, acompanhe o mercado e tome uma decisão consciente e tranquila sobre investir em ações da Petrobras.

Continua após a publicidade..

Quanto Custa Criar um Filho em Brasília?

Tesouro Direto ou Poupança ?