Quem investe em ações escolhe as melhores opções para uma carteira de olho no longo prazo. Nesse caso, uma das formas de se tomar decisões de investimento é o investimento em valor.
Essa estratégia de investir em ações de empresas em bolsa é bastante conhecida e utilizada no mercado financeiro. Portanto, entender como funciona pode beneficiá-lo e apoiar sua tomada de decisão.
Quer saber mais sobre investimento em valor? Então continue lendo este artigo e aprenda uma estratégia!
O que é investimento em valor?
Para entender o que é investimento em valor, você deve primeiro entender a tradução desse termo. A palavra valor significa valor, e investir pode ser traduzido como investimento. Portanto, o método significa “investimento em valor”.
A ideia do investimento em valor é buscar ações que estejam sendo negociadas na bolsa de valores com desconto em relação ao seu valor intrínseco. Para entender esse problema, é preciso saber que o mercado de ações segue a lei da oferta e da procura.
Ou seja, nem sempre o preço está atrelado ao capital próprio, à rentabilidade ou ao desempenho da empresa, mas sim ao interesse dos investidores em comprar e vender ações. Então se tem preço de papel, eles tendem a comprar e o preço sobe.
Por outro lado, há uma oferta de venda, mas em breve estará disponível a um preço mais baixo. No entanto, isso nem sempre significa que a empresa não é um bom investimento. Afinal, seu valor intrínseco pode ser maior que o preço da ação na bolsa de valores.
Então, em algum momento você pode encontrar um preço baixo, mas tende a se normalizar no longo prazo – ou seja, atingir o valor intrínseco da empresa. Adquirir essas ações é exatamente a estratégia de investimento em valor.
Como funciona essa estratégia?
Agora que você sabe, Value Investing é uma empresa de Value Investing que analisa o preço, focando no valor baseado no valor intrínseco. Mas como essa estratégia funciona na prática?
Para a avaliação de investimentos, o investimento em valor considera diversos conceitos importantes, principalmente relacionados à gestão e contabilidade das empresas. Um elemento importante da estratégia é encontrar o valor intrínseco da empresa.
Na prática, esse conceito costuma estar atrelado ao patrimônio líquido (PL) da empresa. No entanto, PL por si só não é suficiente para demonstrar o valor intrínseco de um negócio. Afinal, uma empresa mal administrada pode destruir seus recursos no curto prazo, certo?
Assim, o valor intrínseco também leva em conta questões como lucratividade, governança, força da marca, posição no mercado, etc.
Encontre o valor intrínseco da empresa, que pode ser comparado com o preço das ações. Então, digamos que você defina uma empresa com base em sua análise como valendo R$ 500 milhões e ela tenha 5 milhões de ações na bolsa de valores.
Nesse caso, o preço justo da ação seria de R$ 100. Se o preço das ações cair abaixo desse nível, pode ser considerado um desconto com base em sua avaliação. Portanto, existe a possibilidade no futuro de os preços se normalizarem e atingirem o valor intrínseco da empresa, gerando lucros.
Como usar o investimento em valor para investir?
Você já está investindo em como funciona. Então você precisa saber como investir de acordo com essa estratégia. Além de entender como calcular o investimento em valor (ou valor intrínseco), você também precisa considerar suas características e objetivos pessoais.
entenda mais!
Objetivos financeiros
Antes de escolher uma estratégia de investimento, você deve definir seus objetivos financeiros. É preciso lembrar que investir é um meio para realizar um sonho e não tem fim em si mesmo. Portanto, você não deve investir apenas por investir.
Depois avalie o que você vai conseguir financeiramente, quanto custam suas metas e quais são os seus prazos. Essas perguntas são a base para orientar seus investimentos e alinhar alternativas para definir cada objetivo.
Lembre-se de que os mercados financeiros oferecem diferentes tipos de investimentos com diferentes características. Assim saber como atrelar cada investimento a um objetivo específico é fundamental para fazer a escolha certa.
entenda mais:
Perfil do investidor
Você também deve entender seu perfil de investidor para pensar em estratégias que façam sentido para você. Este perfil indica sua suscetibilidade aos riscos associados ao investimento.
Em ordem crescente de tolerância ao risco, você pode ser conservador, moderado ou ousado. Os conservadores são menos resilientes ao risco, então tendem a se mover em direção a alternativas mais seguras e previsíveis.
Nessas circunstâncias, investir em ações pode assumir mais riscos do que um investidor conservador aceitaria. Isso ocorre porque esses ativos têm retornos variáveis e são altamente voláteis.
Ainda assim, os conservadores podem desenvolver uma estratégia que lhes permita investir uma pequena parte de seu dinheiro em ações. Dessa forma, eles se expõem a um risco proporcional menor e têm maior tranquilidade.
Hosts e investidores ousados, por outro lado, assumem mais riscos. Portanto, eles podem alocar a maior parte de seu capital em títulos corporativos. Dessa forma, a tomada de decisão de investimento em valor pode ser considerada como uma linha de pensamento.
Concentre-se na análise fundamental do investimento em valor
Decidindo que quer investir em ações e que isso se encaixa no seu perfil, você precisa saber como aplicar o investimento em valor. Nesse caso, você deve fazer uma análise fundamentalista das ações de seu interesse para avaliá-las como empresas.
Este tipo de análise concentra-se nos fundamentos da empresa, como balanço, patrimônio, dívida, ativos, ganhos, crescimento, etc. Além disso, para encontrar o valor intrínseco, você precisa controlar métricas mais subjetivas.
Nesse caso, vale olhar para os setores de gestão, engajamento de acionistas, força da marca, projetos de expansão e integração de empresas. De posse desses dados, fica mais fácil avaliar o valor intrínseco de cada empresa.
Com isso, você poderá controlar se as ações estão desconectadas e comparar diferentes empresas para fins de investimento. Além disso, vale ressaltar que os profissionais ligados à corretora podem contar com o suporte e esclarecimento de dúvidas sobre o ativo.
Consegue entender o que é value investment e como fica ao usar essa planilha de análise como bolsa de valores? Como oportunidade, essa estratégia pode gerar valorização ao encontrar títulos com desconto para formar sua carteira.
Então vamos lá!